Instituto Mundo Melhor inaugura salas virtuais na Penitenciária

17/04/2012

Instituto Mundo Melhor inaugura salas virtuais na Penitenciária
A Penitenciária Estadual de Ponta Grossa recebeu do Instituto Mundo Melhor duas unidades do projeto “Sala Virtual Mundo Melhor”, uma para o regime semiaberto e outra para o regime fechado. A aula inaugural aconteceu na manhã de segunda-feira (16), nas dependências da penitenciária. O Instituto Mundo Melhor, equipou as salas com 16 notebooks, duas TVs LCD, dois DVDs e duas impressoras, além do catálogo de cursos on line para capacitação. O ambiente também contou com o apoio do SISCOPEN, que contribuiu com parte dos recursos destinados ao projeto. As Salas Virtuais funcionam como um local de aprendizado seja através de aulas de profissionalização ou de cursos on line.

O diretor geral do Departamento Penitenciário do Paraná, Mauricio Kühne, elogiou a iniciativa do Instituto e avalizou o projeto. “Essas Salas são o pulsar da cooperação de todos os segmentos da comunidade, pois o estado sozinho não tem condições de sanar os problemas carcerários e contar com parceiros fortes é fundamental para melhorarmos” comenta. As salas serão direcionadas ao atendimento dos detentos selecionados pela penitenciária, colaboradores da instituição e familiares dos internos.

De acordo com o diretor da penitenciária, Luiz Francisco da Silveira a parceria com o Instituto Mundo Melhor veio para completar o ciclo da reinserção dos presos na sociedade. “A participação do Instituto é fundamental para disponibilizar a oportunidade de capacitação do preso, aumentando as chances de uma maior reintegração na sociedade. Temos que entender que detento é oriundo da sociedade e voltará para ela, então devemos também ofertar opções de uma boa adaptação deles quando saírem desse regime”diz.

Na prática, para aumentar o número de beneficiados, as turmas serão divididas em módulos e assim trabalharão com cursos e capacitação. Para o presidente do Instituto Mundo Melhor, José Eli Salamacha a abertura dessas duas salas na penitenciária comprova o trabalho sério da entidade. “Nós temos galgado vários objetivos e alcançando resultados concretos e esses dois ambientes virtuais provam que podemos trabalhar em conjunto com públicos distintos, difundir as premissas do Instituto e desenvolver práticas sociais organizadas de forma eficiente” salienta.

O projeto já foi aprovado pelo público beneficiado, “eu posso usar o que vou aprender aqui para o trabalho e acho importante essa oportunidade para melhorarmos a nossa vida depois que sairmos daqui. É uma chance de ter mais espaço lá fora e é bom ver que tem pessoas preocupadas com a nossa educação e reabilitação para cada um seguir uma vida correta” afirma o detento Roberto. A resocialização dos detentos foi o tópico mais debatido durante a cerimônia, a secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, abordou os diversos pontos positivos que os investimentos em educação e profissionalização ocasionam no retorno dos detentos à sociedade. “A maioria das pessoas encarceradas devem ter a condição de ter acesso a educação e profissionalização e entendemos que essas Salas Virtuais significam que eles saiam mais adequados para o mundo do trabalho aumentando a capacidade laborativa de cada um” argumenta.

Com a abertura de mais essas salas o Instituto Mundo Melhor contará com oito unidades do projeto, que já abrange locações em Ponta Grossa, Imbaú e Paranaguá. Na ocasião também estiveram presentes os dois veículos itinerantes do Instituto, os projetos Expresso Mundo Melhor – ônibus de inclusão digital e Ônibus de Promoção da Saúde – VCG Mundo Melhor, que realiza diversos exames nos beneficiados.