
Os alunos do município de Ipiranga conheceram os vencedores da Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho. O primeiro lugar ficou com Aline Cristiny Leachenski da Escola Municipal João Leonel Denck. Mateus Osnei Scheifer, da Escola Municipal Roberto Heck, foi o segundo colocado. A terceira posição é de Antônio Felipe Paiano Ferreira, também da Escola Municipal Roberto Heck. A premiação aconteceu no dia 03 de dezembro, no Centro de Desenvolvimento Mercadomóveis (CDM).
A iniciativa foi realizada pelo Rotary Clube Ponta Grossa e pelo Rotary Club de Ipiranga em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio do Instituto Mundo Melhor (IMM). Uma prova de conhecimentos gerais foi aplicada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas do município.
“Muitos jovens que começamos a acompanhar através da Maratona, hoje fazem parte de outro projeto nosso, o Jovem Mundo Melhor”, comemora o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki. O IMM começou a realizar o mapeamento socioeconômico dos alunos participantes da Maratona em 2011 e, desde então, realiza anualmente o acompanhamento dos alunos classificados e a oferta de cursos online para serem feitos em casa. “Nós valorizamos os jovens, pois o futuro está nas mãos da nova geração. Dediquem-se aos estudos e nunca percam a força de vontade”, alerta.
Para o fundador de IMM, Marcio Pauliki, o principal objetivo é preparar e encaminhar jovens para o mercado de trabalho. “Busquem qualificação profissional e aprimoramento pessoal. Durante toda a minha experiência em gestão, aprendi a valorizar o esforço e a determinação de cada um. Sejam agradáveis e façam a diferença para as pessoas que estão ao lado de vocês”, orienta.
Alberto Calvet Neto enfatiza a importância da iniciativa. “É uma honra conversar com o futuro. A Maratona é só o primeiro passo de uma caminhada de sucesso. O objetivo da prova é incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos”, salienta.
“A gente vê a prova como um verdadeiro aprendizado. É uma boa experiência para que os alunos percebam o valor do seu esforço”, frisa o secretário Municipal de Edução de Ipiranga, Roberto Gomes de Lima.
A Maratona Intelectual é realizada há 60 anos pelo Rotary Club de Ponta Grossa e atualmente é realizada em nove municípios da região dos Campos Gerais.