
O Instituto Mundo Melhor (IMM) promoveu o segundo encontro do ano do programa Jovem Mãe. Cerca de 80 pessoas participaram da discussão sobre a "Construção de projeto/plano de vida para adolescentes". Os conteúdos foram ministrados pelas Faculdade Pequeno Príncipe (FPP), instituição parceira da iniciativa.
A professora Margareth Bertoli Grassani, psicóloga e mestre em Educação, conta que foram propostas várias atividades práticas para que os profissionais entendam a dinâmica para aplicar com as adolescentes. “Nós apresentamos um programa para o desenvolvimento profissional dos adolescentes. Eles também aprenderam como elaborar um plano de ação de para desenvolver as competências necessárias. O objetivo é que os adolescentes entendam que o fato deles serem jovens e viverem em uma situação social complicada não impede que eles sigam os seus sonhos”, explica.
“O nosso trabalho é voltado para os profissionais de saúde e assistência social que têm contato direto com as adolescentes grávidas e com as jovens mães. As discussões que trazemos têm sempre o objeto de contribuir para o acolhimento e humanização do atendimento. Ao mesmo tempo, nos preocupamos em estimular que elas continuem os estudos e busquem a qualificação profissional”, esclarece.
O segundo encontro presencial do Jovem Mãe em 2016 aconteceu no dia 12 de maio. Mais duas reuniões estão previstas para acontecer ao longo do ano.