Jovem Mãe reúne profissionais de Telêmaco Borba

Humanização e acolhimento de adolescentes grávidas foi o tema discutido no dia 02 de setembro

15/09/2015

Jovem Mãe reúne profissionais de Telêmaco Borba

Profissionais de saúde e assistência social de Telêmaco Borba participaram do terceiro encontro do polo do projeto Jovem Mãe, projeto desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM). Profissionais da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) conduziram a discussão sobre humanização e acolhimento. Participaram cerca de 70 profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que integram o programa de educação permanente em saúde com enfoque no atendimento às adolescentes grávidas da Secretaria Municipal de Saúde.

“É uma grande alegria poder ampliar os nossos projetos para outras cidades. O Jovem Mãe é uma iniciativa muito especial, pois impacta diretamente na saúde da população e na qualidade de vida das adolescentes grávidas. O nosso maior objetivo é cuidar da saúde da mãe e do bebê, mas ao mesmo tempo oferecer empregabilidade para o  garantir o sustento dessa nova família”, salienta o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.

A possibilidade de ampliar o projeto alcançando também a população de Telêmaco Borba foi vista com bons olhos por Luiza Tatiana Forte, coordenadora de extensão da Faculdades Pequeno Príncipe. “O grupo de participantes ficou muito empolgado com o trabalho e pediram mais encontros, existe espaço e necessidade de ampliar esta ação”, diz.

“Nós vínhamos acompanhando as atividades do Jovem Mãe pelo polo de Ponta Grossa há alguns anos, mas sentimos a necessidade de trazer o projeto para o município para que pudéssemos atingir mais pessoas”, explica Bibiana Santos, assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e responsável técnica pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento a Violência de Telêmaco Borba.

De acordo com Bibiana, a receptividade foi excelente. “O custo e as dificuldades de deslocamento impediam muitas pessoas de participar do projeto em Ponta Grossa. Foi possível perceber que as profissionais de saúde e assistência social ficaram mais à vontade para tirar dúvidas e fazer intervenções. O resultado é que os conteúdos já estão sendo aplicados no atendimento às adolescentes grávidas”, destaca.

O encontro aconteceu no dia 02 de setembro.