
O Jovem Mãe, programa desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM), realizou uma parceria com o Hospital Regional de Ponta Grossa para capacitar profissionais, como enfermeiros, técnicos em enfermagem e psicólogos, sobre o Marco Legal da Primeira Infância.
Aprovado no ano passado, o Marco visa atender crianças de 0 a 6 anos com um conjunto de ações de saúde, educação e alimentação. Além disso, o texto obriga a União a manter os registros com os dados de desenvolvimento das crianças atendidas por todos os programas. O texto prevê, também, entre outras medidas, o aumento da licença paternidade de 5 para 20 dias.
A capacitação será realizada por meio das Faculdades Pequeno Príncipe. “É fundamental ter um programa de atualização dos profissionais, ainda mais que o Hospital Regional é referência em atendimento à maternidade em toda região dos Campos Gerais”, afirma Fernanda Matos Celano, a assistente social do IMM e responsável pelo projeto.
Na reunião também foi definido o apoio do IMM ao Programa de Humanização no Parto do Hospital Regional. “É preciso estarmos atuando juntos para melhorar a saúde para a toda sociedade”, afirma o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki. O Centro Parlamentar de Estudos Técnicos do deputado estadual Marcio Pauliki também participou do encontro.