Profissionais da saúde e da assistência social discutiram as competências para a vida adolescente
18/06/2015
O segundo encontro do projeto Jovem Mãe aconteceu dia 11 de junho, no auditório do Centro de Desenvolvimento Mercadomóveis (CDM), para aproximadamente 80 profissionais de saúde e assistência social. A equipe de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe deu continuidade ao trabalho com o material do Unicef intitulado ‘Competências para vida’.
De acordo com Luiza Tatiana Forte, coordenadora de extensão da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), foram trabalhadas seis competências que os adolescentes devem adquirir para ter uma vida melhor. Foram explanados os principais conceitos aos profissionais e eles foram levados a produzir uma atividade para aplicar com os adolescentes. Os participantes foram divididos em seis grupos e um grupo aplicou no outro a produção que fez. “Foi uma ação bastante prática e os profissionais puderam experienciar o além do pensar. Elas tiveram que pensar, criar, fazer e aplicar. A receptividade foi muito boa e os depoimentos que temos é que os participantes puderam perceber quais os ajudes necessários. O encontro foi muito positivo e as atividades práticas foram bem recebidas”, afirma.
Para Jeroslau Pauliki, presidente do IMM, a grande potencialidade do projeto é o trabalho em rede. “Nós capacitamos aquelas pessoas que trabalham diretamente com o nosso público-alvo. São profissionais que estão em contato direto com os adolescentes e conhecem a fundo as suas demandas”, enfatiza.
A Faculdades Pequeno Príncipe é responsável pela ministração dos módulos e na certificação do projeto Jovem Mãe. Durante o ano de 2015, o tema escolhido foi ‘Competências para vida adolescente’ visando o desenvolvimento integral. O objetivo é desenvolver habilidades e atitudes nos jovens em situação de vulnerabilidade social para auxiliá-los a atingir suas potencialidades, não apenas no mundo do trabalho, mas na vida como um todo.