Jovem Mãe inicia cursos de capacitação profissional

Profissionais dos municípios de Almirante Tamandaré, Jaguariaíva, Toledo, Congonhinhas, Jacarezinho, Matelândia, Ponta Grossa e Pinhão participaram da capacitação na modalidade a distância.

14/02/2022

Jovem Mãe inicia cursos de capacitação profissional

O programa Jovem Mãe, desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor, em uma parceria com as Faculdades Pequeno Príncipe, deu início aos cursos de capacitação voltados aos profissionais que prestam atendimento às adolescentes grávidas, na última quarta-feira (2). Entre eles estão: profissionais que atuam no CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, área de saúde, professores e servidores das Varas da Infância e Juventude.

Em 2021, os cursos na modalidade a distância tiveram um alcance notável, alcançando 25 cidades, em quatro estados brasileiros, e qualificando um total de 382 profissionais. As primeiras turmas deste ano, contaram com participantes dos municípios de Almirante Tamandaré, Jaguariaíva, Toledo, Congonhinhas, Jacarezinho, Matelândia, Ponta Grossa e Pinhão.

“A expansão do projeto demonstra que estamos constantemente buscando novas formas de engajar os profissionais, pois isso irá refletir lá na ponta, apoiando as jovens mães e as incentivando a continuar os estudos”, enfatiza a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki.

Com oito módulos que totalizaram 20 horas-aula, os principais temas abordados foram desenvolvimento da adolescência, sexualidade, rede de atenção, enfrentamento às violências e prevenção da gravidez na adolescência. “Dentre as contribuições destes conhecimentos podemos destacar a aquisição de novos saberes na área da adolescência, as possibilidades de pensar e repensar intervenções, a avaliação das políticas que já são realizadas, além troca de experiências e conhecimentos entre os participantes”, completa a assistente social do IMM, Fernanda Matos.