Participaram cerca de 45 jovens, na faixa etária dos 14 aos 17 anos, para aprender sobre protagonismo e empoderamento
12/06/2015
Inspirar um novo jeito de pensar, fomentar o protagonismo e o empoderamento das pessoas. Com esse objetivo, o projeto Jovem Mundo Melhor, em parceria com a Quíron - Educação para o Protagonismo, reuniu cerca de 45 jovens. Os adolescentes, na faixa etária dos 14 aos 17 anos, foram acompanhados por 15 educadores ou profissionais que interagem com eles. Eles integram entidades sociais de contra-turno, grupos de adolescentes de duas Unidades Básicas de Saúde, Colégio SESI, CENSE, ACIPG Estágio e Projeto Antares.
A Quíron Educação trabalhou a integração entre as equipes, coletaram expectativas dos participantes, trabalharam também a importância da liderança rotativa, da empatia e da capacidade de ouvir o outro. Abordaram a metodologia Design Thinking, focando na compreensão, observação e definição de problemas.
“Somos uma organização educacional de ensino complementar e participativo, com o objetivo de empoderar pessoas e formar protagonistas para nossa sociedade. Somos sonhadores, utópicos e realistas”, frisa. Ele explica que o objetivo do grupo é proporcionar educação participativa para a cidadania, focando no desenvolvimento das potencialidades de cada um. “Inovamos no ensino, antecipando tendências e transformando o ambiente educacional. Acreditamos que um mundo melhor é possível, que o erro pode ser uma forma de aprendizado, que o diferente possa ser visto com respeito, e que podemos realizar nossos sonhos”, acrescenta.
De acordo com o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, o objetivo da parceria é oportunizar um novo olhar sobre atitudes individuais e em grupo. “Cada pessoa tem potencial para ser um protagonista de mudanças, mas o trabalho em conjunto favorece a resolução de problemas e a transformação do meio. A iniciativa é uma forma de valorizar o potencial dos jovens como protagonistas, pensando soluções criativas para suas comunidades”, destaca.
O encontro do aconteceu no dia 27 de maio, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).