Jovem MM encerra atividades

Encontros tiveram a participação de tutores que interagiram com os jovens e que os auxiliaram em suas iniciativas

06/11/2015

Jovem MM encerra atividades

O Projeto Jovem MM realizou o seu encerramento no dia 26 de outubro.  Cerca de 65 jovens participaram da reunião e receberam certificados. As discussões foram conduzidas por Fernando Granato e a Andréia Beraldo, facilitadores da Quiron Educação. Os quatro encontros tiveram a participação de tutores, ou seja, de adultos que interagiram com os jovens e que os auxiliaram em suas iniciativas.


De acordo com Fernando Granato, o evento de encerramento abordou alguns projetos e ideias que já estavam começando a ser desenvolvidos. “Iniciamos a estruturação de uma rede formada pelas instituições parceiras, tendo como objetivo compartilhar boas práticas e experiências entre os envolvidos. Desta atividade saíram, por exemplo, a ideia da utilização de um meio on-line para troca de informações entre as instituições, assim como um sistema de troca de cartas entre os jovens participantes”, assinala. Ele acrescenta que ao final foram debatidos os principais desafios encontrados ao tentar se iniciar um projeto, auxiliando os jovens e as instituições a romperem barreiras no desenvolvimento de seus projetos.


“A parceria com o IMM foi uma grande oportunidade e um desafio também para nós da Quíron. Foi enriquecedor poder colaborar com as instituições participantes para que, todas em conjunto, despertassem e desenvolvessem os potenciais individuais e do grupo. Pudemos dar a cada organização um olhar diferenciado, externo, o que ajuda no desenvolvimento de ideias e composição de soluções para as dificuldades que apresentaram. É muito gratificante encerrar este trabalho sabendo que pudemos ensinar um pouco e aprender muito com todos os que fizeram parte das formações”, enfatiza Andréia Beraldo.


O presidente do Instituto Mundo Melhor, Jeroslau Pauliki, adianta que o projeto terá continuidade em 2016. “Para nós, o objetivo do projeto de despertar o protagonismo juvenil, fazendo-os pensar sobre soluções para suas próprias comunidades. Somos incentivadores de pessoas e nossa missão é ajudar os jovens a alcançarem o seu potencial”, enfatiza.