
Cerca de 70 jovens participaram de um Círculo de Diálogo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sobre empreendedorismo sustentável. A atividade foi realizada através de uma parceria do Instituto Mundo Melhor com o Colégio SESI Ponta Grossa e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). O objetivo é despertar nos jovens a paixão por negócios sustentáveis que beneficiem nossa região.
Foram apresentados alguns modelos de negócios e as motivações do empreendedor. Na sequência, os participantes interagiram, trocaram experiências e foram desafiados a pensar. Sem intimidação, os jovens criaram e apresentaram suas ideias. Entre as sugestões apresentadas estão uma indústria recicladora em Ponta Grossa que atende toda a região e realiza a troca de resíduos sólidos por alimentos, empresa de cisternas fabricadas a partir de embalagem pet e que destina parte do lucro na revitalização de parques e praças, cadeira de rodas movida a energia solar, casa sustentável de baixo custo para população, instalação de um sistema de captação de água da chuva que segue até uma estação de tratamento no bairro e retorna como água limpa para as residências, a cidade modelo em energia sustentável com turbinas eólicas implantadas nos prédios para geração da energia.
“Agradeço a oportunidade e espero que estes sonhos se tornem realidade, todo empreendedor é um sonhador nato, o que difere ele de ser apenas um sonhador, é que ele tem a coragem de executar o sonho”, afirma Glaucia Wesselovicz, coordenadora de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social do Sesi.
Paola Cristina Custódio de Melo, estagiária de Projetos Sociais da ACIPG acompanhou a atividade e destaca que, além de aprender características importantes do empreendedor como liderança e trabalho em grupo, os jovens tiveram que propor soluções para um problema ambiental. “Nós percebemos que o pessoal gostou bastante. É um tema totalmente diferente para eles, uma oportunidade para que eles tenham contato com novos conhecimentos”, frisa.
Participaram jovens da Guarda Mirim, do Instituto João XXIII, Aldeia Espírita da Criança Doutor David Federmann, projetos Antares da ACIPG e jovens que se inscreveram pelo site da Associação Comercial. O Círculo de Diálogos aconteceu no dia 13 de setembro.