Meninos participam de atividade do Jovem Mãe

Conduzidos por profissionais da Pequeno Príncipe, eles usaram dinâmicas para discutir a sexualidade responsável

22/11/2013

Meninos participam de atividade do Jovem Mãe

Cerca de 70 meninos, com idades entre 14 e 17 anos, participaram de uma oficina especial do projeto Jovem Mãe, iniciativa do Instituto Mundo Melhor (IMM). O evento aconteceu na tarde de ontem (21) e teve como objetivo discutir a sexualidade responsável. Os participantes são atendidos pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região. Em uma dinâmica utilizando máscaras, eles utilizaram a ludicidade para abordar temas como paternidade, família, namoro, responsabilidade, futuro e expressar suas alegrias e frustrações. As atividades foram conduzidas por profissionais da Faculdades Pequeno Príncipe.

 

De acordo com Patrícia Forte Rauli, diretora geral da  Faculdades Pequeno Príncipe, a atividade foi além das expectativas. “O grupo interagiu, falou sobre todas as questões abordadas com muita tranquilidade e responsabilidade”, elogia. Ela destaca que espaços como esse, onde o jovem é ouvido sem pressões e consegue transmitir como se sente frente às questões delicadas são iniciativas de sucesso.

 

Esta é a primeira vez que o Jovem Mãe trabalha com o público masculino. “Nós trabalhamos o acolhimento por parte da família e o apoderamento da mulher, mas sentimos a necessidade de olhar para a saúde do homem”, explica o presidente do IMM, José Eli Salamacha. Ele enfatiza que o projeto busca resgatar adolescentes que se afastaram dos estudos ou do mercado do trabalho devido à gravidez precoce.  

 

O público-alvo do projeto Jovem Mãe são adolescentes entre 15 e 17 anos. A iniciativa oferece capacitação para profissionais que atuam com as jovens, como agentes comunitárias de saúde e enfermeiras. Atualmente, o projeto está presente em 21 cidades com o apoio das Prefeituras Municipais e atende 300 adolescentes. A Faculdades Pequeno Príncipe oferece suporte pedagógico para as oficinas mensais do Jovem Mãe. Além da instituição de ensino, o Complexo Príncipe conta com hospital e instituto de pesquisa dedicados à saúde de crianças e adolescentes.