Na última semana, o Instituto Mundo Melhor realizou capacitação em Prática Restaurativas no município de Uberaba (MG). Participaram do treinamento diretores de escolas do ensino fundamental de escolas municipais de Uberaba (MG). A realização do evento foi em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais/Promotoria de Justiça da Família de Uberaba e Secretaria Municipal de Educação. Os gestores ficaram imersos em práticas que envolvem a Cultura de Paz, com o objetivo de se tornarem multiplicadores nas unidades e comunidades em que atuam. O curso só foi possível com a parceria público-privada da empresa Nutriplus, terceirizada responsável pela alimentação nas escolas municipais.
O prefeito Paulo Piau, acompanhado da primeira-dama Heloísa, apreciou a abertura do curso e enfatizou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimentos dos profissionais de educação do município. “Precisamos construir um mundo melhor com o que temos nas mãos. É um grande desafio para todos nós, para a sociedade. Os diretores têm uma missão importante com as crianças e adolescentes e precisamos, sim, ter esperança, aliando forças com as diversas esferas, como aqui com o Judiciário”, salienta.
Ele lembrou também, que articulações como essa engrandecem a qualidade da educação e do desenvolvimento da cidade em geral, contribuindo para manter Uberaba em primeiro lugar em qualidade da Educação em Minas, entre as maiores cidades (Fonte: Frente Nacional de Prefeitos).
Como destaca a promotora da Família, Dra. Miralda Dourado, as práticas restaurativas não trazem solução mágica, mas contribuem muito para melhorar o dia a dia na escola. “Queremos ampliar a rede de facilitadores em Uberaba e sabemos que se o gestor não abraçar a ideia, as práticas, nada prospera”.
A promotora da Criança e do Adolescente de Uberaba, Dra. Maila Barbosa Sousa comenta que a escola passa a ser um espaço de esperança, enquanto a família está adoecida. “O meu trabalho é muito próximo ao de vocês e o sucesso de vocês é a minha gratificação também. Confio que, assim, os jovens estão sendo bem conduzidos, crescendo com oportunidades de viverem em ambientes mais saudáveis. Além disso, fiz o curso e é uma oportunidade de crescimento pessoal transformador”, considera.
As instrutoras credenciadas pela Comissão de Justiça Restaurativa do TJ do Paraná, Erica Cristina Lemes e Eliete Requerme relatam que pretendem lançar um olhar diferente e instrumentalizar os profissionais em como lidar com os conflitos na escola.
A presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirlei Simão Pauliki, destaca o papel do instituto na formação de profissionais em todo o Brasil. "O método do Círculo de Construção de Paz, prioriza o diálogo entre os participantes para a criação de um espaço seguro de fala e de escuta ativa."