
O trabalho, de iniciativa da Comissão Intersetorial de Enfrentamento a Violência em parceria com a Prefeitura de Telêmaco Borba, Núcleo Regional de Educação e Instituto Mundo Melhor, do Grupo Mercado Móveis, foi avaliado como positivo pelas partes interessadas.
O prefeito Luiz Carlos Gibson afirmou que a Comissão está desenvolvendo um excelente trabalho reunindo as áreas de educação, saúde, assistência social aliadas aos setores de segurança pública.
"É mais uma força tarefa, um trabalho permanente que estamos desenvolvendo para controlar o índice de violência que temos enfrentado. E tudo que fizemos será para ver nossa população em paz e com mais segurança", explicou Gibson.
Para a assistente social Bibiana Santos, coordenadora da Comissão Intersetorial de Enfrentamento a Violência, a adesão ao programa foi boa e que os setores devem manter o trabalho em conjunto para se alcançar resultados.
"A Cultura de paz depende do envolvimento de toda a sociedade, em atitudes que promovam a paz. Por se tratar de um processo cultural, leva tempo, mas todos trabalhando no mesmo objetivo os resultados começam a aparecer", afirma Bibiana.
A professora Edina Guimarães, da Secretaria Municipal de Educação, confirmou que as capacitações vão continuar e com um novo incremento, parcerias com a Universidades Estadual de Ponta Grossa e as Faculdades Pequeno Príncipe.
"Vamos ampliar o conhecimento de como agir nas questões que elevem a paz e não a violência. A pesquisa das universidades, o apoio do Instituto Mundo Melhor, tudo isso vai nos auxiliar na qualificação e no avanço profissional", comentou Edina.
O fundador do Instituto Mundo Melhor, o deputado estadual Márcio Pauliki, assinalou com a manutenção e ampliação da parceria.
"Essas iniciativas vêm ao encontro daquilo que o Instituto se propõe e a sociedade deseja. Investimentos na educação são mais importantes que na repressão. Desejamos que policiais e professores atuem em conjunto para termos verdadeiramente uma cultura de paz", analisa Pauliki.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Sueli Martins, participo do evento, e também reiterou a parceria.
"Estamos juntos nessa parceria pois sabemos o quanto a educação pode contribuir na construção da paz. Temos nossos programas de controle a violência nas escolas e aliado ao programa de cultura de paz do comitê entendemos que trará resultados", completa Sueli.
Estiveram presentes os secretários municipais de Saúde, Cláudio de Souza e de Assistência Social, pastor José Carlos Valentim.
Durante o período houve uma apresentação do Tema Cultura de Paz, avaliação dos resultados com base nos Objetivos do Milênio, um Programa das Nações Unidas.