Palmeira encerra Infância Mundo Melhor com Mostra de Projetos

Projetos discutem sensibilização, diálogo intergeracional e a importância da família na escola

06/11/2015

Palmeira encerra Infância Mundo Melhor com Mostra de Projetos

As atividades do Infância Mundo Melhor em Palmeira foram encerradas com uma Mostra de Projetos. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Educação no dia 03 de novembro. Este é o segundo ano de atuação do polo instalado no município que mantém projetos de Educação para a Paz com ações consolidadas e também o trabalho em rede. Nesse ano, Palmeira terá nove relatos das ações desenvolvidas dentro de sala de aula pelos professores integrantes dos projetos compilados e publicados em formato de livro. Dentre eles, destacam atividades com ênfase na sensibilização, diálogo intergeracional e a importância da família na escola.

 

Para o presidente do Instituto Mundo Melhor (IMM), Jeroslau Pauliki, os resultados foram positivos. “Palmeira já participa conosco há algum tempo e os professores sempre me mostraram empenhados em adotar as ferramentas pedagógicas necessárias para a construção da paz. Foram desenvolvidas ações excelentes e que, com certeza, serão replicadas e se perpetuaram no município”, assinala.

 

O tema trabalhado durante todo o ano foi educação para a paz. O coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG), Nei Alberto Salles Filho, apresentou os principais conceitos da cultura de paz. “A vida para no século XXI apresenta novas formas perceber e interpretar o mundo. Renovação de valores e crenças, criatividade, cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade, autoconhecimento, a arte do relacionamento, a cooperação, a nutrição da alma”, afirma.

 

A paz é fundamentada no respeito à vida e na resolução não violenta dos conflitos. “O conflito não é algo mal em si, embora as pessoas possam responder a ele de forma negativa. Por isso, a chave não está em sua eliminação, mas em sua regulação e resolução de forma justa e não violenta. O conflito é um processo natural e necessário em toda sociedade humana, é uma das forças motivadoras da mudança social e um elemento criativo essencial nas relações humanas”, frisa.

 

Na família, são absorvidos valores éticos e humanitários e onde se aprofundam laços de solidariedade. “O lar é um espaço indispensável para o desenvolvimento do indivíduo, independente do arranjo familiar”, ressalta. A educação para a paz na escola envolve professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade para manutenção das relações humanas, qualidade de vida, valores humanos, valorização da vida, direitos humanos, união familiar e qualidade de vida.