Parceria com o Instituto Sicoob é destaque

16/03/2016

Parceria com o Instituto Sicoob é destaque

O Expresso Instituto Sicoob atingiu ótimos resultados desde que começou a circular. Um ônibus foi totalmente adaptado para fossem instalados 21 computadores, impressora a laser e sistema de internet móvel. O veículo de inclusão digital percorreu, de maio de 2014 a novembro de 2015, mais de 3,5 mil pessoas em 70 municípios paranaenses. Foram realizados, aproximadamente, 4 mil cursos num total de 14 mil horas de capacitação.

A iniciativa é inspirada no Expresso Mundo Melhor, do Instituto Mundo Melhor (IMM) e a parceria proporcionou os cursos on-line oferecidos. São disponibilizadas mais de 90 opções, com duração entre 04 e 16 horas, nas aéreas de informática, empregabilidade, governança doméstica, gestão de negócios, idiomas, educação, saúde e bem-estar.

“Nós tínhamos a necessidade, dentro de nosso propósito de educação cooperativista, encontrar um projeto dinâmico e que atendesse bem aos anseios da nossa área de atuação”, destaca a gestora executiva do Instituto Sicoob, Emanuelle Soares. Ela explica que assim que tomaram conhecimento do Expresso Mundo Melhor perceberam que seria possível adaptar a iniciativa para atender a esses objetivos. “O projeto é apenas um suporte. Ele desperta nos jovens o desejo de buscar mais. A certificação que nós oferecemos é uma ferramenta a mais na valorização das pessoas”, enfatiza.

A analista de projetos, Julia Kulcheski, explica a metodologia utilizada no Expresso Instituto Sicoob. “São as nossas cooperativas que definem a data em que o veículo estará presente na cidade e em qual local ele ficará aberto à população. Elas escolhem a data que melhor lhes favoreçam e estabelecem parcerias com Prefeituras, associações de moradores, entidades de classe ou organizações não-governamentais”, salienta.

De acordo com o presidente do Instituto Mundo Melhor, Jeroslau Pauliki, a iniciativa só tem a engrandecer a entidade. “Nós somos multiplicadores de conhecimento. O IMM só funciona graças ao trabalho em rede com mais de 110 parceiros. Ver que uma sementinha que nós plantamos está rendendo bons frutos é muito gratificante”, afirma. Para Pauliki, a parceria está consolidada com tanta força, porque os dois institutos possuem os mesmos objetivos.