Penitenciárias contarão com Salas Virtuais Mundo Melhor

16/02/2017

Penitenciárias contarão com Salas Virtuais Mundo Melhor

O Instituto Mundo Melhor (IMM), em parceria com o Departamento Penitenciário do Estado (Depen) e a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) irá implantar mais três salas virtuais em ambientes prisionais no Paraná. Serão duas no município de Foz do Iguaçu e mais uma em Piraquara. Na última quarta-feira (15), representantes do IMM e do Depen estiveram reunidos para traçar um cronograma de ações. A primeira sala virtual a ser implantada na unidade masculina de Foz do Iguaçu e a expectativa é que as três estejam em funcionamento até abril.

“Nós percebemos uma grande diminuição na reincidência por meio da educação. Não é um gasto, é um investimento para o aprisionado e para os familiares. A educação modifica as relações familiares e permite que o detento tenha uma vida plena após cumprir a sua pena”, enfatiza a coordenadora de educação do Depen, Glacélia Quadros.

Ela ressalta que o IMM é um grande parceiro desde 2012 e, de forma inovadora, despertado a vontade de aprender dos apenados. “A grande diferença que nós percebemos é a motivação, pois muitas daquelas pessoas estão diante de algo que parecia tão distante para eles. Muitos nunca tinham visto um computador antes. Esse encantamento estimula que eles façam diversos dos cursos que são oferecidos para eles”, afirma.

O presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, lembra que essas pessoas voltarão ao convívio em sociedade em pouco tempo. “Nós precisamos trabalhar para que elas retornem melhores do que entraram. As empresas também têm a missão de contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade ao seu redor e o IMM surgiu com o objetivo de facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho e promover a capacitação profissional. Pode levar isso para os detentos, para que eles tenham condições de levar uma vida digna após cumprirem a sua pena, é uma imensa alegria”, destaca.

Como já acontece nas demais salas virtuais, o IMM irá disponibilizar vários cursos on-line que abrangem temas como noções de informática, empregabilidade, governança doméstica, gestão de negócios, entre outros. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Woli Consultoria e Treinamento, de Araxá (MG), e são certificados academicamente pela Unopar. Assim como já acontece em outros ambientes prisionais, a cada 12 horas de treinamento, os detentos receberão um dia de remição de pena, além de serem qualificados para o mercado de trabalho.

Paralelamente, o Depen está estudando a possibilidade de acelerar a implantação de laboratórios de informática em outras penitenciárias para que o IMM possa ofertar a grade de cursos on-line.