Penitenciária de Cascavel inaugura sala virtual IMM, forma estudantes e lança livro de poesias

16/12/2019

Penitenciária de Cascavel inaugura sala virtual IMM, forma estudantes  e lança livro de poesias

A Penitenciária Industrial de Cascavel - Unidade de Progressão (PIC-UP) realizou, no dia 6 de dezembro, a inauguração do Telecentro, onde funcionará a Sala Virtual Ajufe por um Mundo Melhor, uma parceria entre o Instituto Mundo Melhor (IMM) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O evento contou com a participação de diversas autoridades, servidores, familiares, internos e representantes de várias instituições.

A ocasião também foi destinada a formatura de 70 internos que concluíram o Ensino Fundamental e Médio. Além disso, ainda foram entregues as salas de aula revitalizadas e houve o lançamento do livro “Entre as grades e os sonhos”, escrito por presos e professores do cárcere.

Com um investimento de cerca de R$ 98 mil, repassados pela Justiça Federal, o Telecentro foi equipado com 21 computadores de última geração, interligados em rede, ar-condicionado, divisórias e mobília. O espaço tem o objetivo de oferecer aos internos da unidade a qualificação e o estudo por ensino à distância (EaD). O Depen de Cascavel já possui um convênio com o Instituto Mundo Melhor, que oferece a capacitação e os cursos online nas unidades.

Para a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, o evento evidenciou o quanto a educação pode transformar sistemas prisionais em ambientes de aprendizado. “A educação por si só já é transformadora, mas ver isso mudando a vida de pessoas privadas de liberdade, mostrando um novo mundo a elas e sendo um mecanismo eficiente de ressocialização, é incrível", enfatiza.

“Isso se chama modernização do Sistema Penitenciário. Essa tecnologia vai possibilitar que muitos desses apenados possam sair daqui com qualificação, graduação e capacitação. Essa é uma grande oportunidade e ajuda na socialização dos apenados", afirma o coordenador regional do Depen, Thiago Correia.

 

 

*Com informações do Depen/PR