Policiais em formação participam de curso de Educação para a Paz

12/05/2016

Policiais em formação participam de curso de Educação para a Paz

O 12° Batalhão da Polícia Militar do Paraná incluiu conteúdos de Educação para a Paz na formação prévia dos policiais que atuarão na região de Curitiba. Cerca de 60 alunos estão participando do projeto Geração Paz, desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM). O primeiro encontro aconteceu no dia 03 de maio e mais três encontros já estão previstos.

O curso de formação de soldados tem duração de nove meses, com conhecimentos teóricos e práticos. “Nós estamos incluindo o tema educação para a paz, com conteúdo adaptado para nossas questões pontuais de segurança pública. O objetivo é aproximar ainda mais o policial militar da comunidade, preservando a vida, a integridade física, os direitos e garantias fundamentais. As ferramentas que o IMM está fornecendo nos ajudarão a interagir com as pessoas e orientá-las à não violência. Podemos ser mais do que policiais, podemos ser colaboradores e mentores da implantação de uma cultura de paz”, enfatiza o comandante do 12° Batalhão, coronel Antônio Zanatta Neto.

De acordo com o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, a iniciativa renderá bons frutos no médio e longo prazo. “As pessoas costumam relacionar a segurança pública ao aumento do efetivo e à repressão policial. Porém, existe uma dimensão educacional que não pode ser ignorada. Quanto entendemos que os conflitos e as divergências de opinião fazem parte do convívio em sociedade e aprendemos a resolvê-los de forma pacífica, os índices de violência diminuem”, argumenta.

Além do curso presencial, os policiais em formação terão acesso à plataforma on-line do IMM. Os cursos de ‘Pedagogia da convivência’ e ‘Prevenção da violência contra a mulher’ são obrigatórios para a certificação e os demais ficarão à disposição. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Woli Consultoria e Treinamento, de Araxá (MG), e são certificados academicamente pela Unopar.

Os policiais em formação também irão escrever os seus relatos de experiência que, mais tarde, serão compilados na próxima edição do livro ‘Geração Paz – transformando violências em convivências pacíficas’. Os conteúdos serão ministrados pelo Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG).