Encontros presenciais contarão com a presença de 30 profissionais do 12º e do 13º Batalhão da PMPR
11/08/2015
Policiais militares que atuam em Curitiba terão acesso a diversos conteúdos de educação para a paz. A novidade foi anunciada pelo fundador do Instituto Mundo Melhor (IMM), Marcio Pauliki, durante a abertura das atividades Polo de Educação para a Paz instalado pelo no 12º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (11). Cerca de 30 profissionais do 12º e do 13º Batalhão participarão de encontros presenciais até dezembro de 2015. Os conteúdos serão ministrados pelo Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). Os policiais já atuam nas Unidades Paraná Seguro (UPS) e receberão essa capacitação a mais.
A iniciativa é avaliada com bons olhos pelo comandante do 12° Batalhão, Antônio Zanatta Neto. “É uma excelente oportunidade de integrar a Polícia Militar na sociedade e buscar novos conhecimentos. As expectativas são as melhores possíveis, pois já conhecíamos a plataforma trabalhada pelo IMM. Os conteúdos foram adaptados para a Polícia Militar e nós somos os pioneiros. Queremos quebrar paradigmas e avançar ainda mais nos serviços de polícia comunitária e cidadã”, ressalta.
Pauliki fez questão de destacar a importância da iniciativa. “Quando falamos em segurança pública, não podemos pensar apenas na repressão policial. Existe uma dimensão educacional que é fundamental. É uma ação de longo prazo, mas que trará resultados mais efetivos e duradouros”, afirma. O tema a ser trabalhado durante o ano será ‘Educação para a Paz - Transformando as Violências em Convivências Pacíficas’.
Instituto Mundo Melhor
Os conteúdos de educação para a paz já são ministrados a profissionais da educação através do projeto Infância Mundo Melhor. Eles participam de encontros presenciais e realizam cursos on-line, frutos da parceria entre o IMM e o NEP/UEPG. Todos os anos, acontece uma Mostra de Projetos e os relatos são compilados em um livro que é entregue aos professores.
Cronograma
Os encontros presenciais acontecerão nos dias 25 de agosto, 16 de setembro e 29 de setembro, sempre das 09h às 13h.