Ponta Grossa realiza mostra de projetos em educação para a paz

O relatos das ações realizadas em Ponta Grossa, Carambeí e Ipiranga serão publicados em livro

23/11/2015

Ponta Grossa realiza mostra de projetos em educação para a paz

O Instituto Mundo Melhor (IMM) encerrou as atividades do polo do projeto Infância Mundo Melhor no dia 11 de novembro. Participaram 90 profissionais de educação que atuam em escolas municipais de Ponta Grossa, Carambeí e Ipiranga e entidades de contraturno social de Ponta Grossa e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Sentinela. Eles apresentaram os projetos desenvolvidos durante o ano de 2015 com o tema ‘Transformando as Violências em Convivências Pacíficas’. Os 15 projetos serão publicados em formato de livro junto com os relatos de ações de sucesso realizadas nas demais escolas participantes do Infância Mundo Melhor.

 

De acordo com o presidente do Instituto Mundo Melhor (IMM), Jeroslau Pauliki, o projeto vem crescendo, pois discute as causas e consequências da violência. “O tema é muito atual e está sendo discutido em todo o mundo. Optamos por uma abordagem que privilegia as ferramentas pedagógicas da não violência, convivência pacífica e construção da paz. Queremos que as crianças entendam que conflitos fazem parte da convivência humana, mas que é possível resolvê-los sem usar a violência”, enfatiza.

 

“Sempre que as pessoas são vítimas ou ouvem relatos de algum caso de violência, imediatamente defendem que a solução é aumentar o efetivo policial. Claro que contratar mais policiais é importante, e pode até atenuar o problema no curto prazo. Entretanto, as soluções efetiva só vem quando investimentos na dimensão educacional da segurança pública”, afirma o fundador do IMM, Marcio Pauliki. Ele reforça que a visão de longo prazo e o fomento às políticas públicas já existentes são as marcas do Instituto Mundo Melhor.