“Primeiros Passos” capacita professores da rede municipal de Jaguariaíva

Em uma parceria com a Vara da Infância e Juventude e com a Secretaria Municipal de Educação, o IMM irá capacitar mais de 100 professores de Jaguariaíva, que atuam na primeira infância

24/10/2022

“Primeiros Passos” capacita professores da rede municipal de Jaguariaíva

Desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor, o projeto Primeiros Passos – que tem por objetivo instrumentalizar os servidores e profissionais que atuam na primeira infância, chega ao município de Jaguariaíva. Com uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude e com a Secretaria Municipal de Educação, pela primeira vez o projeto será totalmente voltado para o atendimento da área da educação.

“Nós vamos capacitar todos os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do município de Jaguariaíva. Já estamos com 105 inscritos”, explica a assistente social do IMM, Fernanda Matos. Segundo ela, a Vara da Infância realizou toda a mediação do projeto, enquanto a Secretaria de Educação foi primordial para a implementação do Primeiros Passos.

Para atender todos os profissionais interessados no curso, o Primeiro Passos abriu uma turma exclusiva no município de Jaguariaíva, inclusive com horário diferenciado, e essa aposta foi certeira. “Tivemos muitos inscritos, porque os temas são bem pertinentes para nós que trabalhamos com crianças dessa faixa etária, que vão de 0 até 6 anos de idade. O nosso grupo, na verdade, atende crianças de até 10 anos. Mas o trabalho do Instituto MM e do Pequeno Príncipe é voltado a essa proposta de formação, para assim a gente entender as várias situações que envolvem nossos alunos”, salienta a diretora municipal de educação, Andreia Valentim.

De acordo com a diretora, essa formação é diferente de muitas daquelas trabalhadas durante todo o ano, porque abrange assuntos interessantes, inclusive na questão do vínculo, da rede de proteção, como o que fazer no caso de violência e de abuso. “Nós conversamos sobre isso, porém tem situações que nós ficamos sem saber o que e qual é o papel de educação nisso e os fluxos. Então, assim, essa parceria na verdade é para nós, enquanto educação, extremamente importante e indispensável”, enfatiza.