Professores da região de Irati recebem material sobre Educação para a Paz

Além da entrega do material, foi aprofundado o tema pedagogia da convivência, pelo professor do NEP/UEPG, Nei Alberto Salles

05/09/2013

Professores da região de Irati recebem material sobre Educação para a Paz

O Instituto Mundo Melhor (IMM) realizou no início da semana, na Secretaria Municipal de Educação de Irati, mais um encontro do Projeto Infância Mundo Melhor – Polo de Irati, que reuniu aproximadamente 100 professores de educação infantil.

Além de aprofundar o tema “Pedagogia da Convivência”, foi entregue para os professores o material didático produzido pelo IMM e Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG), sobre a Educação para a Paz. A entrega foi feita pela coordenadora do projeto, Érica Cristina Lemes, pelo professor do NEP/UEPG, Nei Alberto Salles, e pela secretária municipal de Educação de Irati, Cláudia Maria Petchak Zanlorenzi.

O material servirá de apoio a um projeto sobre o tema Educação para a Paz que as entidades participantes do Infância Mundo Melhor, entre elas Centros de Educação Infantil, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entidades assistenciais e creches comunitárias, irão desenvolver até o dia 20 de novembro. Os projetos serão apresentados em uma Mostra de Experiências que será realizada no final do ano, em Ponta Grossa.

Após a apresentação dos projetos na Mostra, o professor Nei Alberto Salles, irá compilar os seus conteúdos para a elaboração de um livro, que será lançado no ano que vem pelo IMM e a UEPG. “Os ‘cases de sucesso’ serão compartilhados entre todos os Municípios participantes do Projeto Infância Mundo Melhor, fortalecendo a rede social, as políticas públicas e a Educação para Paz”, comentou Érica Lemes.

Com a capacitação, os profissionais da educação infantil são preparados a levar o conteúdo para dentro da sala de aula. O Polo oferece formação continuada – encontros presenciais e conteúdos à distância – aos profissionais de cinco Municípios da região: Irati, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Inácio Martins e Rebouças.

O Projeto Infância Mundo Melhor atua na capacitação e aprimoramento constante de educadores e colaboradores de entidades da educação infantil e assistência social.