Entregas aconteceram em Tibagi, Telêmaco Borba e Reserva durante o mês de maio
05/05/2016
O Instituto Mundo Melhor (IMM) deu início à entrega de exemplares do livro ‘Geração Paz – transformando violências em convivências pacíficas’ para os professores que participaram do projeto. Ele traz mais de 90 experiências de sucesso em educação para a paz realizadas nos municípios de Carambeí, Imbaú, Ipiranga, Palmeira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi, Ponta Grossa e Curitiba.
Os representantes do IMM estiveram em Tibagi e foram recebidos pela secretária de Educação e Cultura, Beatriz Flores e pela coordenadora de ensino fundamental, Thaysa Capote. “ O projeto é maravilhoso e traz temas que precisam ser trabalhados. Como a cidade pequena, a gente acaba conhecendo todos os envolvidos. Algumas escolas realmente se envolveram na iniciativa, mas em outros lugares ainda tivemos um pouco de resistência por parte dos professores”, explica Thaysa Capote.
A chefe da divisão de Ensino e aperfeiçoamento de Telêmaco Borba, Edina Guimarães, também recebeu exemplares do Geração Paz. “Nós entendemos a formação é o melhor caminho para a melhoria na qualidade de educação. Os professores tiveram a oportunidade de realizar ações dentro das escolas que, com a publicação do livro, servem de exemplo para outros profissionais”, destaca.
Os representantes do IMM também estiveram no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Telêmaco Borba entregando uma cópia do livro para os profissionais do Estado que participaram do projeto. Eles aproveitaram a oportunidade para conversar com a chefe do NRE, Sueli Aparecida Martins, sobre outros projetos que irão contemplar os professores.
Em Reserva, os 27 livros foram recebidos pelo secretário de Educação e Cultura, Geraldo Makoulhi, e pelo secretário de Saúde, Faustino Pereira Filho. “Nos tempos em estamos vivendo, essa discussão é fundamental. Em 2015, o município abraçou a causa e todas as atividades foram direcionadas para a construção de uma cultura de paz”, salienta Geraldo Makoulhi.
As diretoras e pedagogas das quatro escolas que integraram o projeto também participaram. As professoras do município realizaram 440 cursos on-line e poderão utilizar os certificados emitidos pela Unopar para elevação de nível. Os trabalhos vão continuar em 2016 e estuda-se a implantação de uma sala virtual na Biblioteca Cidadã, gerida pelo município, para atender os alunos e familiares.
A entrega em Tibagi e Telêmaco Borba aconteceu no dia 11 de abril. O IMM esteve em Reserva no dia 26 de abril.