
O Jovem Mãe, projeto desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM), promoveu um novo encontro presencial com cerca de 80 profissionais de saúde e assistência social. O tema adotado durante a atividade foi ‘Construções Coletivas para o Trabalho em Grupo de Adolescentes’. A proposta é diferente de tudo o que o Jovem Mãe já fez, pois, os próprios profissionais construíram oficinas sobre 10 temas relevantes a partir de materiais e dinâmicas orientadas pela equipe da Faculdades Pequeno Príncipe. O desafio será montar oficinas para aplicação nos grupos de adolescentes para o encontro final do projeto.
A professora Margareth Bertoli Grassani, psicóloga e mestre em Educação, conta que a Faculdades Pequeno Príncipe ofereceu o embasamento teórica e a partir disso os profissionais deverão elaborar uma aula, uma dinâmica de grupo e um treinamento para os adolescentes. “Eles vivenciam na prática toda essa problemática de gravidez na adolescência, uso de drogas e enfrentamento da violência. Com toda essa experiência, eles podem nos auxiliar a trazer soluções ainda melhores”, frisa.
Para o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, a iniciativa demonstra o amadurecimento do projeto. “Nós estamos constantemente buscando novas formas de engajar os profissionais e sabemos que isso irá se refletir no atendimento que é prestado às adolescentes lá na ponta. O resultado desse esforço é o incentivo para que as jovens mães continuem os estudos e entrem no mercado de trabalho”, enfatiza.
"É muito importante empoderar os profissionais em suas capacidades de construir conhecimentos a partir da realidade que enfrentam diariamente, por isso foi pensada essa metodologia", afirma Fernanda Matos Celano, a assistente social do IMM e responsável pelo projeto.
O encontro aconteceu no dia 28 de julho.