
O projeto Jovens Promissores, desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor em parceria com o Tribunal de Justiça, que atende adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) I e II, já começou a desenvolver suas atividades externas. Na última semana de abril, os jovens visitaram as dependências do Fórum de Ponta Grossa, onde aprenderam sobre o funcionamento da instituição.
O grupo foi recebido pela juíza de direito da 1ª Vara Criminal, Larissa Muniz, que enfatizou que o tribunal do júri só é aberto quando tem audiência ou para visitas especiais. Durante o encontro, a juíza explicou sobre o funcionamento do fórum, suas atribuições e também contou sobre sua carreira. Além disso, os jovens fizeram um tour pelas dependências do local, conhecendo mais as atividades desenvolvidas e os setores.
Segundo a pedagoga do IMM, Érica Lemes, a visita é uma oportunidade para os jovens vivenciarem e mudarem sua visão sobre o que é um fórum. “Eles se sentiram importantes, quebraram o paradigma de ser um espaço onde as pessoas temem, por se tratar de justiça e processos. Aliás, alguns deles até perguntaram sobre concursos para tornar-se um servidor”. A primeira turma encerra as atividades no dia 13 de junho, mas até lá serão realizadas mais visitas a locais públicos. Além disso, no 2º semestre inicia uma nova turma, pois serão duas turmas por ano do projeto.