Projetos de Telêmaco Borba buscam a redução da violência

Polo do Infância Mundo Melhor reuniu profissionais para discutir educação para a paz no dia 30 de setembro

13/10/2015

Projetos de Telêmaco Borba buscam a redução da violência

O projeto Infância Mundo Melhor realizou um encontro presencial com profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência de Telêmaco Borba para discutir a educação para a paz. Foram apresentados 15 projetos que estão sendo desenvolvidos em escolas da rede municipal, centros municipais de educação infantil, escolas estaduais, CEEBJA, NASF, CREAS e APAE de Telêmaco Borba e Imbaú.

O presidente do Instituto Mundo Melhor, Jeroslau Pauliki, destaca a multidisciplinaridade dos projetos abordando o mesmo tema com públicos e em espaços diferentes.  “O Infância Mundo Melhor leva essa oportunidade de troca de experiências e ajuda a pensar estratégias de enfrentamento a violência e práticas de convivências pacíficas. Temas como negligência, intolerância e diálogo qualificado são muito discutidos”, comenta.

De acordo com a Assistente Social Bibiana Santos, responsável técnica pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência no município de Telêmaco Borba, o trabalho desenvolvido em parceria com o Instituto Mundo Melhor trouxe muito ganho aos profissionais. “A iniciativa possibilita refletir sobre a atuação profissional, sobre os conflitos inerentes à rotina de cada um e o cotidiano dentro de casa. Acredito que se cada membro do trabalho conseguir modificar um pouco seu dia a dia, pensando melhor nas ações que podem se transformar em conflito e adotar uma postura de não violência, a rotina de trabalho sofrerá uma transformação", afirma.

As atividades aconteceram no dia 30 de setembro. O Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP/UEPG) é responsável por ministrar os conteúdos e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) certifica o projeto. Além dos encontros presenciais, os profissionais também têm acesso a cursos on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O Infância Mundo Melhor promove um novo encontro no dia 19 de novembro e contará com os gestores das respectivas pastas e o prefeito municipal.