Reeducandos da Paraíba recebem certificados de projeto do IMM

25/07/2022

Reeducandos da Paraíba recebem certificados de projeto do IMM Foto: TJ Paraíba

Por meio do projeto “Ajufe Por um Mundo Melhor”, desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor, 399 pessoas privadas de liberdade, em toda a Paraíba, estão recebendo certificados de dezenas de cursos de qualificação profissional. Uma solenidade simbólica, com a entrega de 25 certificados, aconteceu na Penitenciária de Segurança Média Sílvio Porto, em João Pessoa, na última sexta-feira (22).

Os cursos, sem fins lucrativos, visam fomentar o desenvolvimento social, uma vez que viabilizam a ressocialização dos reeducandos. No estado paraibano, o projeto tem apoio da Vara de Execução Penal (VEP) da Capital e da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. Segundo a juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais da Comarca de João Pessoa, Andréa Arcoverde, que representou o Tribunal de Justiça na solenidade, a entrega dos certificados para às pessoas privadas de liberdade simboliza um marco no sistema prisional do Estado. “Estamos efetivando um projeto dentro de uma parceria que envolve instituições que, realmente, são preocupadas com a ressocialização dos apenados. Isso representa um grande avanço e fortalecimento do processo de reintegração social. A meta é ampliar o programa para todas as penitenciárias paraibanas”, comentou a magistrada.

Durante a solenidade, o representante da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e juiz da 2ª Vara Federal de Santana do Livramento/RS, Rafael Wolff, falou sobre o poder da educação no ambiente carcerário. “Para nós, é uma honra muito grande poder estar entregando os certificados aqui em João Pessoa. Em nosso ordenamento, a pessoa privada de liberdade, enquanto encarcerada, está sendo preparada para uma reinserção e a melhor forma da reinserção é via educação”, avaliou o magistrado, que também representa o projeto.

A parceria entre a Ajufe e o IMM destina valores de contas de prestação pecuniária para aquisição de diversos materiais, visando a instalação de salas virtuais de aprendizagem em unidades penais em todo o país. Tais cursos podem ser utilizados como remição de pena. Aliás, o projeto tem dimensão nacional, sendo realidade no Maranhão, Paraná, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina e Pernambuco.

“Essa iniciativa de fortalecimento do projeto faz parte do planejamento estratégico do IMM em alcançar todo o Nordeste. Agradecemos a parceria da Ajufe, que tem sido fundamental para expansão do projeto e contribuído com milhares de pessoas”, evidencia a presidente do Instituto, Cirlei Simão Pauliki

Os cursos são ofertados através de uma plataforma de ensino a distância, gerido pela Woli, abrangendo as áreas de educação, saúde e bem-estar, informática, línguas, administração e empreendedorismo, e governança doméstica. Todos os cursos são reconhecidos e certificados pela FGW (Faculdade de Gestão Woli).

 

Expansão na Paraíba

O gerente estadual de Ressocialização, João Rosas, informou que, além dos 399 certificados entregues nesta sexta-feira, mais de 767 cursos estão em andamento, em 25 unidades prisionais do Estado. “O objetivo é alcançar a totalidade das unidades, inclusive cadeias públicas”, acrescentou.

Um dos beneficiados com a entrega do certificado foi o reeducando Marcelo Henrique Coriolano Cavalcanti, 54 anos. Ele concluiu o Curso de Introdução ao Empreendedorismo. “Tenho certeza que com esse curso, quando sair daqui, vou abrir meu próprio negócio, já que recebi a capacitação. Minha ideia é poder conviver em paz e me sustentar com o fruto do meu trabalho”, revelou. Além do conhecimento recebido, Marcelo ainda teve remissão da pena por participar da capacitação.

 

Com informações: TJ Paraíba - Fernando Patriota