Salas Virtuais serão instaladas em três penitenciárias brasileiras

15/08/2016

Salas Virtuais serão instaladas em três penitenciárias brasileiras

O Instituto Mundo Melhor (IMM) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) firmaram um termo que irá contribuir para ressocialização de apenados. Serão instaladas três Salas Virtuais em penitenciárias no Brasil, conforme indicação da Ajufe. O objetivo é contribuir para a formação e aprimoramento de reeducandos do sistema prisional através da capacitação e profissionalização no Ambiente Virtual de Aprendizagem Mundo Melhor.

O IMM ficará responsável pela implantação de uma plataforma on-line na qual serão oferecidas mais de 90 opções de cursos. A Ajufe ainda vai contribuir com a elaboração de um portfólio sobre projetos educativos destinado a magistrados que gerenciam contas de prestação pecuniária.

"A conexão à internet, hoje, é quase um pré-requisito para a vida em sociedade. Não só os negócios estão na rede, como também informações e serviços essenciais ao cidadão. Com a implantação dos "Ambientes Virtuais de Aprendizagem", nós possibilitaremos aos apenados, não apenas um meio de ressocialização, mas, sobretudo, uma forma de contato com o mundo exterior. Com os cursos desenvolvidos, além da remissão da pena - com a diminuição de 2 dia de pena para cada 4 horas de estudo - novas possibilidades se apresentarão aos apenados, de modo que, quando de volta ao convívio social, possam permanecer afastados das práticas criminosas", enfatiza Roberto Veloso, presidente da Ajufe.

“É uma satisfação imensa ver os nossos projetos ganhando relevância nacional. As pessoas que hoje estão privadas da sua liberdade muito em breve irão retornar para o convívio social. A nossa obrigação é fazer com que elas retornem melhores do que saíram”, afirma Jeroslau Pauliki, presidente do IMM.

O termo de cooperação foi assinado no dia 28 de julho.