Uberaba oferece curso sobre justiça restaurativa através do IMM

27/11/2019

Uberaba oferece curso sobre justiça restaurativa através do IMM

O Ministério Público, o Judiciário e a Unimed Uberaba promoveram o curso ‘Círculo de Justiça Restaurativa e de Construção da Paz’ em parceria com o Instituto Mundo Melhor, no final do mês de outubro, no Fórum Presidente Mello Viana. A capacitação contou com 22 pessoas, entre advogados, assistentes sociais e psicólogos.

O objetivo da formação foi apresentar a metodologia e estimular sua aplicação pelos profissionais capacitados, os quais atuarão como multiplicadores. A justiça restaurativa é voltada para a resolução pacífica de conflitos, mediante a responsabilização do causador do dano e a reparação do dano, em benefício da vítima e da comunidade.

Sidnei Ponce, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), explica que, como a prefeitura já havia promovido um curso direcionado ao ambiente escolar, foi possível procurar a equipe do Instituto Mundo Melhor para dar a formação no fórum de Uberaba. “Para este curso, foram abertas vagas até mesmo para duas indicações da Comarca de Uberlândia”, revela.

Para a pedagoga do IMM, Érica Lemes, essa nova turma vem para somar com o outro grupo de facilitadores, estes que já tinham sidos formados, aumentando assim consideravelmente a equipe de Uberaba.

A promotora de justiça Miralda Dias Dourado de Lavor, atuante na área de família, destaca que o curso é uma oportunidade fantástica para o crescimento coletivo, pois o assunto concerne à sociedade em que vivemos. “Espero que todos se empenhem na concretização da proposta da justiça restaurativa: usando o diálogo para superar as dificuldades”, completa.

A capacitação que incluiu conceitos, princípios, fundamentos e valores da justiça restaurativa também trouxe um diferencial. “O curso foi bastante intenso e, além da parte teórica de 40h, os participantes serão imersos em seis meses de estágio supervisionado. Sendo essa a primeira turma nesse modelo”, evidencia Érica.