Unicesumar e IMM levam projeto Foca na Carreira para adolescentes

Jovens da Guarda Mirim participaram do projeto de aconselhamento profissional.

11/10/2019

Unicesumar e IMM levam projeto Foca na Carreira para adolescentes

Em uma parceria com o Instituto Mundo Melhor, a Unicesumar convidou 45 adolescentes da Guarda Mirim de Ponta Grossa para participarem do ‘Foca na Carreira’. O programa, criado em 2011 pela rede de ensino, tem o objetivo de auxiliar os estudantes do ensino médio na escolha de uma profissão.


O projeto contou com adolescentes de diferentes faixas etárias, mas que ainda não estavam no momento final da escolha profissional. Foram trabalhados assuntos como a importância de perceber suas características e usá-las a favor do crescimento pessoal e, posteriormente, do profissional.


Além disso, foi abordada a importância de estudar e manter-se atualizado em qualquer que seja a área de atuação futura, agregando ainda questões como responsabilidade, maturidade e autoestima. “Os alunos se mostraram muito interessados e participativos, proporcionando trocas que foram de grande riqueza. Falaram de seus sonhos, dos caminhos que gostariam de trilhar, expectativas para o futuro e sobre o que poderiam fazer no presente para chegar onde desejam”, revela a psicóloga educacional e responsável pelo ‘Foca na Carreira’ em Ponta Grossa, Cintia Pigatto.


Diversos temas foram abordados no encontro, porém todos tiveram o mesmo objetivo: auxiliar os adolescentes no processo de escolha profissional. Segundo a psicóloga, qualquer incentivo que tenham é algo a mais, que pode lhes proporcionar esperança em conseguir atingir o sucesso profissional, muitas vezes tido como algo tão distante da realidade que muitos vivem. “O Foca na Carreira entra para somar ao excelente trabalho já realizado em prol desses adolescentes através da Guarda Mirim e do IMM”, finaliza.

 


O Projeto Foca na Carreira


Com início em 2011 na cidade de Maringá, logo o ‘Foca na Carreira’ se estendeu para os demais Campus: Ponta Grossa, Curitiba e Londrina. Realizado por psicólogas formadas, o programa busca estimular o desenvolvimento de novas perspectivas, trabalhando temas recorrentes as principais dúvidas e questionamentos que surgem diante desse desafio. Uma decisão como essa, geralmente é acompanhada de muita ansiedade, medo e insegurança, sendo qualquer esclarecimento viabilizado e fundamental para ajudar o adolescente a passar por essa etapa tão complexa.


Em Ponta Grossa, o programa iniciou suas atividades em 2018 e vem contemplando cada vez mais alunos, com a adesão do programa por parte das escolas. Cidades da região também são contempladas, tais como Ivaí, Ipiranga, Imbituva, Castro, Carambeí, etc. O ‘Foca na Carreira’ não gera custos para a instituição em que é aplicado e também disponibiliza todos os materiais necessários.


As práticas propostas se complementam e levam sempre em consideração o perfil de cada público atendido, bem como as especificidades de cada fase e o nível de maturidade dos adolescentes dentro do processo de construção da escolha profissional. Em seu formato original, com os primeiros anos do Ensino Médio é realizada uma palestra com o objetivo de investigar a prontidão dos estudantes para o início da construção de sua escolha, destacando a importância desta e de outras capacidades que serão desenvolvidas ao longo dos anos escolares. O autoconhecimento é de fundamental importância nesse processo, então é realizada uma atividade que estimula os adolescentes a pensar a respeito, levando em consideração que este é o primeiro passo para uma escolha profissional bem-feita.


Com os segundos anos é abordada a importância da pesquisa, nesse processo também é aplicada uma técnica semelhante a um teste vocacional, seguida de esclarecimentos sobre o processo de escolha de uma profissão e da oferta de dicas para que os alunos possam dar segmentos às suas pesquisas. Tudo isso, visando a inauguração do questionamento mais autônomo e subjetivo do aluno, o que também auxilia sua responsabilização no processo de escolha profissional.


Com os terceiros anos é realizada uma palestra em forma de bate-papo, acolhendo as angústias, informando a importância do ENEM, as portas de entrada para a educação superior (ProUni, Sisu e Fies), além de dicas de estudo para as provas de vestibular e orientações sobre a inserção no mercado de trabalho.