Adolescentes grávidas aprendem a confeccionar bombons

Participaram 15 jovens, com idades entre 15 e 19 anos, atendidas pela UBS Antônio Horácio Carneiro de Miranda

01/09/2014

Adolescentes grávidas aprendem a confeccionar bombons

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Horácio Carneiro de Miranda, localizada no bairro Santa Mônica, promoveu uma oficina de bombons para adolescentes grávidas. Participaram cerca de 15 jovens, com idades entre 15 e 19 anos. O curso faz parte do Projeto Jovem Mãe, do Instituto Mundo Melhor e tem o objetivo de despertar as adolescentes para o empreendedorismo. A oficina aconteceu no dia 25 de agosto.

“Nós trabalhamos as várias formas de desenvolver essas jovens e gerar renda para as famílias que estão surgindo. Algumas optam por cursos técnicos, mas a maioria das adolescentes prefere trabalhar em casa”, conta Sonia Regina De Oliveira Mendes, facilitadora da oficina. Ela explica que além de contribuir para o sustento, esta é uma forma das jovens mães trabalharem e cuidarem das crianças. “São poucas as vagas nas creches e só a partir de certa idade, por isso nem todas tem acesso. Trabalhando em casa, as adolescentes ganham o seu dinheiro e não precisam abandonar os bebês”, explica.

A enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Maria Raquel Istschuk, explica que a cada encontro as jovens mães escolhem o que gostariam de aprender a fazer no próximo mês. “Como os temas partem da realidade delas, as adolescentes se sentem valorizadas e felizes”, destaca. Ela relata que as jovens mães são acompanhadas desde a gravidez até os cinco anos, quando a criança entra em idade escolar. “Nós promovemos a troca de informações entre elas, reafirmamos o tempo todo a importância das adolescentes continuarem os estudos e buscarem, no futuro, um bom emprego para que possam cuidar bem dos filhos”, frisa.

O Instituto Mundo Melhor (IMM) desenvolve o projeto Jovem Mãe com o objetivo de ampliar os conhecimentos e oferecer novas ferramentas para as enfermeiras e assistentes sociais que trabalham com as adolescentes grávidas. As capacitações oferecidas pelo IMM têm como linha de aprendizagem o acolhimento, humanização no atendimento, instrumentais e técnicas de trabalho em grupo, saúde na adolescência, autoestima e afetividade. O Jovem Mãe está presente em 21 municípios do Paraná. A Faculdades Pequeno Príncipe, de Curitiba, é parceira na certificação do projeto e na ministração dos módulos.