Projeto desenvolvido pelo IMM iniciou as atividades de 2015 em 16 de abril em parceria com a Faculdades Pequeno Príncipe
05/05/2015A abertura das atividades do projeto Jovem Mãe, projeto desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM), em 2015, aconteceu no dia 16 de abril. Participaram cerca de 90 profissionais da área da saúde e assistência social de 15 municípios dos Campos Gerais e também um grupo de professores e acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Sant’ana. As Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) irão ministrar a capacitação durante os encontros presenciais. Durante todo o ano, será discutido o tema "Competências para a vida adolescente - identidade, autoestima e autonomia".
“Escolhemos esse tema por ter uma abordagem transversal. Ele pode ser trabalhado dentro dos grupos de adolescentes e jovens mães, tanto pela saúde como pela assistência social. Essas políticas sociais têm papel fundamental no desenvolvimento de competências psicossociais desses jovens”, afirma Cirlei Pauliki, mantenedora do IMM.
De acordo com Luiza Tatiana Forte, coordenadora de extensão da FPP, as discussões promovidas usam casos reais, resguardada a identificação. “Isso é bem interessante, pois nós queremos dados da realidade. Durante a roda de conversa, os profissionais podem conhecer as estratégias e políticas de saúde disponíveis nos outros municípios”, explica. Ela destaca a troca de ideias e o compartilhamento de experiências. “A cada encontro o projeto fica mais rico para os profissionais e para nós”, assinala.
A criatividade para solucionar os casos apresentados foi destacada por Silvia Regina Hey, psicóloga e docente da FPP. “Os municípios, muitas vezes com poucos recursos, fazem bastante coisa e sempre têm algo interessante para apresentar”, frisa. Ela acrescenta que é preciso explorar essa riqueza. “Nós não queremos capacitá-los ou ensinar uma nova técnica, mas sim sistematizar o que eles já sabem”, afirma.
O trabalho em rede desenvolvido pelo IMM possui 110 parceiros e atingiu 36 cidades. Em 2014, a entidade chegou à marca de 110 unidades e 15.700 pessoas atendidas nos projetos Jovem Mãe, Infância Mundo Melhor, Expresso Mundo Melhor e Salas Virtuais Mundo Melhor.