Mais de 20 instituições de ensino divulgaram os trabalhos desenvolvidos em educação para a paz
03/10/2014Mais de 20 instituições de ensino – entre escolas municipais, escolas estaduais e centros municipais de educação infantil (CMEIs) – participaram de um desfile cívico na cidade de Reserva. A maioria delas escolheu o tema paz e muitas pessoas lotaram a avenida para assistir ao desfile. A educação para a paz começou a ser trabalhado através das ações de capacitação profissional desenvolvidas pelo projeto Infância Mundo Melhor, do Instituto Mundo Melhor (IMM).
“Nós decidimos aproveitar um projeto tão bom e o material já confeccionado pelas instituições de ensino para dar visibilidade ao trabalho que está sendo realizado pelas escolas desde o início do ano”, explica Maria Luginieski, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Reserva.
“Quanto menos problemas de comportamento a escola enfrentar, melhor será a capacidade do professor de transmitir conhecimento aos estudantes e melhor será a qualidade do aprendizado”, frisa. Ela destaca que a educação para a paz influencia o relacionamento professor-professor e professor-aluno. “Muitas instituições de ensino defenderam durante o desfile que a paz começa em cada um de nós. Se cada um fizer a sua parte, nós teremos uma grande transformação em Reserva”, afirma.
Maria conta que o desfile estava pré-agendado para o dia 7 de setembro, em alusão à Independência do Brasil. Porém, as fortes chuvas fizeram com que o evento fosse transferido para o dia 13 de setembro. O Infância Mundo Melhor acontece em parceria com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG) que ministra os conteúdos. A UEPG é a entidade certificadora do projeto que possibilidade que profissionais da educação utilizem os certificados em seu plano de cargos e salários.