Guarda Mirim recebe atividades do projeto ‘Jovem Mundo Melhor’

24/10/2024

Guarda Mirim recebe atividades do projeto ‘Jovem Mundo Melhor’

O projeto ‘Jovem Mundo Melhor’ promoveu uma série de oficinas com o tema ‘Comunicação Não Violenta’ para os jovens atendidos pela Guarda Mirim, nas unidades Tenente Antônio João e General Aldo Bonde. O intuito da iniciativa foi demonstrar aos adolescentes a importância de identificar os sentimentos, entender suas necessidades e transformar isso em pedidos claros e respeitosos.

Segundo a pedagoga o IMM e facilitadora responsável pela oficina, Érica Lemes, a comunicação não violenta não se trata apenas de reconhecer emoções, mas também de facilitar diálogos que constroem relações mais saudáveis e conscientes, criando um ambiente onde os jovens se sintam ouvidos e compreendidos.

A interação leve e as dinâmicas propostas tornaram a oficina ainda mais interessante, mostrando aos adolescentes que existentes maneiras práticas para melhorar suas relações interpessoais. Os depoimentos positivos dos jovens demonstram a importância de iniciativas como essa.

“Foi uma palestra muito divertida, consegui entender muito bem o que a Érica explicou, ela soube explicar para gente o que era uma comunicação não violenta, como lidar com os pais, com todas as pessoas ao redor da gente”, ressalta a aluna, Bruna.

Para o aluno Rafael, a experiência não foi diferente. “Eu entendi como ter paciência com as pessoas, como tratar as situações em que as pessoas me irritam, que elas fazem algum mal para mim e como eu posso lidar com isso, e com minha maneira de falar, do que eu tenho que falar”, completa.