Acompanhamento dos alunos e familiares acontece desde 2011 e já foram realizados 890 procedimentos
22/05/2015O Instituto Mundo Melhor (IMM) participou de uma reunião promovida pelo Rotary Club de Ponta Grossa para prestação de contas do projeto Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, apresentação das novidades do projeto para ano de 2015 e entrega do troféu para a escola vencedora, de posse transitória. A Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho atende Ponta Grossa, Piraí do Sul, Ipiranga, Castro, Tibagi, Carambeí, Palmeira e Inácio Martins. A reunião aconteceu no dia 13 de maio.
O IMM começou a realizar o mapeamento socioeconômico dos alunos participantes da Maratona em 2011 e, desde então, realiza anualmente o acompanhamento dos alunos classificados e a oferta de cursos online para serem feitos em casa. Até 2014, foram quase 600 questionários, 26 viagens do Expresso de Informática Mundo Melhor, 170 crianças cadastradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e 890 procedimentos entre cursos, vídeos, jogos e aulas. Entre os cursos oferecidos pelo IMM estão noções básicas de informática e línguas estrangeiras modernas.
“Nós sempre tivemos um número ligeiramente maior de meninas entre os alunos participantes, apenas em 2014 que a divisão ficou exatamente igual. Percebemos que a escolaridade das mães das crianças é maior”, destaca o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki. Em 2014, 45% dos pais possuíam ensino fundamental completo e 45% das mães tinham ensino médio completo. “Ficamos muito felizes ao perceber que a vida dos alunos está melhorando, mesmo tendo consciência de que ainda há um longo caminho a percorrer”, comenta. Embora 76% das crianças não possuam plano de saúde, 79% vivem em casa própria e 62% têm internet em casa.
A novidade para os alunos de 2015 é que mais um parceiro aderiu ao projeto, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Os alunos da Maratona participarão do projeto Antares ao completarem 14 anos. O programa tem foco no desenvolvimento local e levar noções de empreendedorismo, em contraturno, aos melhores alunos das escolas públicas e particulares da cidade.