Entidade apresentou as novas parcerias para o ano de 2015 e os termos de cooperação que serão assinados em breve
12/03/2015O Instituto Mundo Melhor (IMM) apresentou a prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2014. A solenidade aconteceu no dia 06 de março e estiveram presentes diversas autoridades. Cerca de 150 pessoas puderam conhecer as novas iniciativas para 2015 e os projetos que vêm beneficiando a cidade de Ponta Grossa e o Paraná. O trabalho em rede desenvolvido pelo IMM possui 110 parceiros e atingiu 36 cidades. Em 2014, a entidade chegou à marca de 110 unidades e 15.700 pessoas atendidas nos projetos Jovem Mãe, Infância Mundo Melhor, Expresso Mundo Melhor e Salas Virtuais Mundo Melhor.
De acordo com o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, os avanços são significativos. “Foi um ano de muito progresso. Foi muito bem 2014 e temos bons planos para 2015 também. Estamos aumentando gradativamente o número de pessoas atendidas que recebem qualificação profissional. Essa é a nossa forma de contribuir para um mundo melhor", salienta.
Marcio Pauliki, fundador do IMM, avalia que a entidade chegou ao seu quinto ano de atuação com maturidade. “Esse é um ano economicamente difícil, mas os mantenedores demonstraram que agora é a hora de perceber que a responsabilidade social não é uma despesa, mas um investimento. Mais do que nunca o setor privado precisa contribuir com a gestão pública na manutenção da responsabilidade social”, enfatiza. Ele acrescenta que as ferramentas utilizadas possuem um impacto direto no dia a dia da população, em especial na vida de jovens que buscam a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.
“O IMM é um exemplo para o Brasil porque ele cobre responsabilidades que seriam governamentais. Hoje ele já demonstra o seu grande sucesso com milhares de pessoas atendidas em toda a nossa região e na cidade de Ponta Grossa”, elogia o deputado federal Aliel Machado. Ele reforça que os projetos articulados pelo IMM são fundamentais no quesito representatividade social.
Novidades
O Instituto Mundo Melhor aproveitou a oportunidade para expor o planejamento estratégico para 2015. Entre as novidades, está a assinatura de um convênio com o Tribunal de Justiça do Paraná para que o Expresso Mundo Melhor auxilie nas ações itinerantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). “Nós fizemos vários intercâmbios com o Governo Estadual, temos seis secretarias parceiras, e estamos indo em nível nacional com dois ministérios; o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Justiça (MJ)”, explica o coordenador do IMM, Orion Barbosa.
Em conjunto com o IMM, a Caixa Econômica Federal irá promover a inclusão social e a inclusão de políticas públicas. “No próximo mês, a Caixa, através da Superintendência dos Campos Gerais estará assinando com o IMM um termo de cooperação onde, em parceria, as duas entidades irão promover ações específicas para o público do Minha Casa, Minha Vida”, ressalta Luiz Henrique Borgo, superintendente regional da Caixa nos Campos Gerais.
Durante o evento, foi lançada a segunda edição do livro 'Educação para a Paz', em parceria com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). A solenidade também marcou o lançamento da 50º Sala Virtual Mundo Melhor que será instalada no Hospital Pequeno Príncipe e beneficiará os pacientes internados.