Foi com muita mão na massa que as jovens mães começaram o curso de panificação. O curso é oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e tem duração de 40 horas. A turma com 16 jovens vai aprender receitas básicas, receitas doces e salgadas, massa de pizza, regras de higiene, boas práticas de fabricação e como trabalhar com os equipamentos de panificação.
Para o curso, as jovens receberam um kit da UTFPR com sacola ecológica, bloco e caneta para anotarem as receitas. O foco do curso é além do aprendizado oferecer às participantes uma opção de profissionalização. O mercado de trabalho na área da panificação está carente de profissionais, então se vocês se esforçarem vão conseguir trabalhar na área diz o professor do curso, José Luis Trindade.
A preocupação com alimentação saudável também está em cada receita, elas irão aprender como cozinhar de uma forma mais saudável, optando por ingredientes e métodos não nocivos. Durante a primeira aula elas fizeram um reconhecimento do local, conheceram um pouco sobre a UTFPR e fizeram a apresentação sobre os objetivos de cada uma.
Além disso, o professor Trindade também já relatou sobre o resumo das atividades e algumas dicas para o bom aproveitamento do curso, o cabelo deve ficar sempre preso e não podemos experimentar nenhuma das receitas antes do término das aulas, higiene em primeiro lugar.
A jovem mãe Renata Godeski diz que o objetivo dela é mais do que aprender, ela quer fazer da panificação um meio de vida. Eu achei bem interessante o Instituto Mundo Melhor dar essa oportunidade para nós, quero aprender muito para trabalhar com isso. Os encontros serão semanais e o curso irá até junho.