Unidade beneficiará professores municipais e pessoas que cumprem medidas socioeducativas
17/04/2015A prefeitura de Piraí do Sul está implantando uma unidade das Salas Virtuais Mundo Melhor para capacitar e qualificar diferentes públicos atendidos pelas secretarias municipais. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) e compreende um sistema de ensino à distância, integrado por um ambiente virtual de aprendizagem, que oferece cursos validados pela Faculdade União de Ponta Grossa. Representantes do IMM estiveram no município apresentando este e demais projetos.
A primeira reunião foi Prefeitura Municipal com o prefeito Valentim, Zanello Milleo, e secretários do município. Serão beneficiados com a Sala Virtual Mundo Melhor os professores municipais com projetos de formação continuada, famílias beneficiárias de programas de assistência social, conduzidos para cumprimento de medidas socioeducativas e grupos encaminhados pela secretaria municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas.
A segunda visita foi no Centro de Atenção Psicossocial de Piraí do Sul onde ficou definido que os cursos do IMM serão oferecidos às pessoas com problemas leves de saúde mental com o intuito de contribuir para a independência e autonomia dos pacientes. Os representantes do IMM também estiveram no Centro Administrativo Antonio Fanchin Filho (Gralha Azul), conversando com as equipes técnicas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), educação e saúde. Cada setor indicará nomes de pessoas que possam realizar o treinamento para monitorar o funcionamento da Sala Virtual Mundo Melhor. O intuito é oferecer emprego e promoção social para as pessoas que cumprem medidas socioeducativas. A última visita foi à juíza de Direito de Piraí do Sul, Leila Aparecida Montilha, e à promotora de Justiça, Eliane Miyamoto Fortes. O objetivo é fortalecer as ações de justiça restaurativa e de combate à violência contra mulher. Através de parceria com a UEPG e estagiários, serão oferecidos curso de apenados da Lei Maria da Penha.
De acordo com o secretário de Política sobre Drogas, Maricelso Ribeiro, as diversas reuniões foram muito proveitosas e trarão impactos diretos no dia a dia da população. “O município não pode perder essa oportunidade de atingir vários públicos. Basta vontade politica e a formação um grupo gestor para que a sociedade cresça como um todo”, frisa.
Para Jeroslau Pauliki, presidente do IMM, o trabalho em rede é um dos pontos fortes da entidade. “Essa união de forças é fundamental para que possamos impulsionar as políticas públicas já existentes. Utilizamos conceitos simples, mas transformadores”, destaca. O Instituto Mundo Melhor tem como visão desenvolver projetos economicamente viáveis e socialmente justos, de alcance regional, que promovam a transformação social dos grupos e comunidades beneficiadas. Atualmente, são aproximadamente 50 unidades da Sala Virtual espalhadas por diversos municípios paranaenses. O Instituto trabalha de mãos dadas com mais de 100 parceiros e desenvolve projetos nas áreas da saúde, educação e capacitação profissional.