Polo de Ponta Grossa do Infância Mundo Melhor inicia atividades

Evento reuniu cerca de 10 profissionais da educação de Ponta Grossa, Carambeí e Ipiranga

13/03/2015

Polo de Ponta Grossa do Infância Mundo Melhor inicia atividades

As atividades de 2015 do Polo Ponta Grossa, projeto desenvolvido pelo Infância Mundo Melhor, tiveram início no dia 11 de março. Participaram do evento cerca de 120 profissionais de entidades de contraturno social, escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) de Ponta Grossa, Carambeí e Ipiranga; além dos acadêmicos de psicologia da Faculdade Santana.

De acordo com o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, os avanços são significativos. “Foi um ano de muito progresso. Foi muito bem 2014 e temos bons planos para 2015 também. Estamos aumentando gradativamente o número de pessoas atendidas que recebem qualificação profissional. Essa é a nossa forma de contribuir para um mundo melhor", salienta.

                Novamente, o tema a ser trabalhado durante todo o ano é educação para a paz. O coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG), Nei Alberto Salles Filho, apresentou os principais conceitos da cultura de paz. “A vida para no século XXI apresenta novas formas perceber e interpretar o mundo. Renovação de valores e crenças, criatividade, cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade, autoconhecimento, a arte do relacionamento, a cooperação, a nutrição da alma”, afirma.

                A paz está fundamentada no respeito à vida e na resolução não violenta dos conflitos. “O conflito não é algo mal em si, embora as pessoas possam responder a ele de forma negativa. Por isso, a chave não está em sua eliminação, mas em sua regulação e resolução de forma justa e não violenta. O conflito é um processo natural e necessário em toda sociedade humana, é uma das forças motivadoras da mudança social e um elemento criativo essencial nas relações humanas”, frisa.

                Na família, são absorvidos valores éticos e humanitários e onde se aprofundam laços de solidariedade. “O lar é um espaço indispensável para o desenvolvimento do indivíduo, independente do arranjo familiar”, ressalta. A educação para a paz na escola envolve professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade para manutenção das relações humanas, qualidade de vida, valores humanos, valorização da vida, direitos humanos, união familiar e qualidade de vida.