Todas as quintas-feiras, cerca de 30 jovens mães tibagianas tem um compromisso em comum: é o dia de participar do projeto Jovem Mãe, uma iniciativa da Prefeitura de Tibagi, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila São José em parceria com o Instituto Mundo Melhor. Nos encontros, o objetivo é criar e expandir o vínculo entre mães e filhos, através de atividades comuns e lúdicas.
O resultado tem sido positivo, e quem atesta é o próprio Instituto Mundo Melhor. “Tibagi tem apresentado um excelente resultado dentro do projeto”, avaliou a coordenadora da entidade, Fernanda Matos, durante recente visita ao município. A prefeita Angela Mercer de Mello, presente durante a reunião, também elogiou a iniciativa. “A união de esforços, realizada através da parceria entre o Instituto MM e o CRAS tem demonstrado força, prestando este importante atendimento às jovens mães e auxiliando no desenvolvimento da relação com seus filhos”, ressaltou a prefeita.
De acordo com dados apresentados pelo Instituto Mundo Melhor, Tibagi registrou
307 nascimentos no ano de 2013, dos quais 54 foram partos de mães com menos de
17 anos. Destas mães adolescentes, 79% realizaram boa cobertura pré-natal, com
mais de seis consultas durante a gravidez. O CRAS, uma extensão do trabalho da
secretaria da Criança e Assistência Social, tem mostrado forte atuação na região
da Vila São José e bairros próximos. “O número de participantes em nossas
oficinas tem crescido bastante, e além do Jovem Mãe temos o Grupo de Idosos, que
encontram nestes encontros semanais uma excelente forma de compartilhar com seus
pares”, avalia a coordenadora do CRAS São José, Silvia Santília Sampaio.
Em 2014, 90 profissionais e 566 adolescentes beneficiados com o Projeto Jovem Mãe nos municípios da região. Em Tibagi participam profissionais da saúde e assistência social, em encontro bimestral realizado pela Faculdade Pequeno Príncipe sobre temas relativos à gravidez na adolescência e saúde do adolescente. “Estas capacitações são sempre ótimas oportunidades de aprendizado para a equipe, que traz este aprendizado diretamente para o atendimento realizado nas oficinas”, ressalta a secretária da Criança e Assistência Social, Maria Isabel do Valle Gomes.