Projetos do IMM são reconhecidos pelo Selo Social

Lojas MM e a Faculdade União receberam destaque pelas suas ações de responsabilidade social

19/09/2014

Projetos do IMM são reconhecidos pelo Selo Social

Os projetos liderados pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) tiveram a sua importância e impacto social reconhecidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, ajudando a Lojas MM e a Faculdade União/Grupo Kroton Educacional a receberem o Selo Social. A certificação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e tem como objetivo premiar as empresas é órgãos governamentais instalados em Ponta Grossa que atuam de acordo com a legislação vigente, cumprem rigorosamente as suas obrigações fiscais e praticam a responsabilidade social interna e externa.

As salas virtuais do IMM que oferecem capacitação aos presidiários do regime semiaberto receberam destaque.  O diretor da Faculdade União, Marco Antonio Razouk, explica que, a cada 12 horas de curso, o presidiário reduz a sua pena em um dia. “Responsabilidade social nada mais é do que inclusão das pessoas. É isso que fazemos através da informação e do conhecimento. A educação já se mostrou uma poderosa ferramenta de inclusão social dos detentos do regime semiaberto e queremos ampliar ainda mais a nossa atuação”, destaca.

Criado em 2002, a Lojas MM foi certificada todos os anos pelo Selo Social. De acordo com o presidente, Jeroslau Pauliki, a certificação é fruto uma gestão moderna, ousada e humana, que valoriza o trabalho, incentiva o esforço pessoal e cuida das pessoas. “É um grande diferencial competitivo para nós sermos reconhecidos pelo poder público da cidade que é sede da nossa empresa, onde acreditamos e investimos há 36 anos”, frisa. A rede de varejo também está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pelo quarto ano consecutivo, em importantes pesquisas nacionais de clima organizacional.

O Selo Social visa reconhecer a responsabilidade social das empresas. Para atingir a responsabilidade social interna, a empresa deve desenvolver projetos que beneficiem o seu quadro de colaboradores. Ações na área de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, geração de renda, voluntariado empresarial, cultura, esporte e lazer direcionados à comunidade em geral são os requisitos da responsabilidade social externa. O programa também exige que as empresas estejam rigorosamente em dia com as suas obrigações fiscais (impostos municipais, estaduais, federais, INSS e FGTS).

O comitê avaliador do conduz todo o processo de adesão e certificação. Ele é formado por cinco membros de secretarias municipais, dois órgãos do governo federal, quatro entidades da classe empresarial, cinco de conselhos municipais e um da imprensa local. O resultado é o fortalecimento de políticas públicas, captação de recursos, envolvimento do empresariado local em programas sociais e valorização das organizações do terceiro setor. A solenidade de entrega da premiação aconteceu no dia 29 de agosto, no Teatro Marista.