Reserva promove encontro do Infância MM

Professoras receberam apoio no desenvolvendo dos projetos que serão aplicados em sala de aula

28/08/2014

Reserva promove encontro do Infância MM

O projeto Infância Mundo Melhor, promovido pelo Instituto Mundo Melhor, realizou um novo encontro presencial na cidade de Reserva. O objetivo é auxiliar as profissionais da educação no desenvolvimento dos projetos que serão aplicados nas escolas e realizar as intervenções necessárias. Estão participando, aproximadamente, 150 educadoras dos seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 15 escolas de ensino fundamental existentes no município.

As professoras que integram o Infância Mundo Melhor estão recebendo treinamento em Educação para a Paz. De acordo com Salles Filho, coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG), é preciso esquecer a associação entre a paz e a imagem da pomba branca. “No nosso contexto, paz é a resolução não violenta dos conflitos e a aceitação da diversidade humana. Trabalhamos com o resgate de valores e com a convivência pacífica. Os conflitos são inerentes à vida em sociedade e não podem ser renegados”, ensina.

Para Sônia Maria Vieira Rocha Szeremeta, que integra a equipe de coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Reserva, o aproveitamento do projeto está muito bom. “Podemos perceber que as professoras estão gostando, pois estão participando ativamente e envolvidas com a proposta. As profissionais de educação já estão desenvolvendo atividades a respeito do tema e trabalhando valores com as crianças”, afirma. Ela conta ainda que o desfile que está sendo preparado para comemorar o dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, usará a paz como tema.

“É muito difícil manter as professoras motivadas. Notamos que, desde o primeiro dia, o tema chamou a atenção e isso se reflete diretamente na melhoria do trabalho em sala de aula. Esperamos que as discussões sobre educação para a paz tenham a mesma aceitação dos alunos e sejam recebidas com o mesmo entusiasmo”, frisa o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Geraldo Makoulhi. Todos os projetos desenvolvidos nas escolas durante o ano de 2014 serão apresentados e, posteriormente, publicados.

O encontro aconteceu no dia 20 de agosto e uma nova reunião já está pré-agendada para 22 de outubro. O projeto Infância Mundo Melhor também prevê conteúdos à distância para as educadoras. Elas têm à disposição uma lista com mais de 90 cursos on-line. Apenas na área de educação, são apresentados 27 temas em aulas com duração de até 8 horas. Além da validação acadêmica pela UEPG e pela União, as docentes do município podem usar o projeto no seu Plano de Carreira.