Livro produzido pelo Infância Mundo Melhor foi entregue para os gestores do projeto no município
23/04/2015De acordo com Geraldo Makoulhi, o projeto é importantíssimo e não foi deixado de lado. “O objetivo é continuar as atividades com mais rigor e fazer com que realmente funcione. Grande parte dos projetos não tem contrapartida, mas o IMM está sempre presente sempre nos ajudando. A publicação dos trabalhos realizados em 2014 motivou e incentivou ainda mais os profissionais da educação”, destaca. Atualmente, são 285 pessoas envolvidas, entre professores e equipe pedagógica.
“Pra nós, de Reserva, os projetos do IMM foram de grande valia. O Infância Mundo Melhor contribuiu para que os professores refletissem a realidade em sala de aula. A grande novidade para 2015 é que faremos um trabalho em conjunto com a assistência social e envolveremos mais atividades”, conta Faustino Pereira.
A segunda edição do livro 'Educação para a Paz' foi lançada em parceria com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). O coordenador do NEP, Nei Alberto Salles Filho, destaca que o número de relatos praticamente dobrou. “Quanto mais houver a catalogação de boas experiências e boas práticas, melhor. Além disso, os relatos possuem um viés regional e retratam o dia a dia dos profissionais da educação. Nós decidimos produzir o livro impresso e em formato pdf para ter uma maior disseminação e desdobramento pela internet”, explica. Ele acrescenta que a educação para a paz já aparece no Plano Nacional da Educação como uma das estratégias que podem contribuir para a aprendizagem.
O Infância Mundo Melhor manterá, em 2015, o seu polo em Reserva. Em 2014, o projeto realizou a formação de todos os professores da rede municipal de ensino.
Jovem Mãe
O projeto Jovem Mãe, também do IMM, terá a participação dos profissionais da Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Reserva.