Já foram recebidos 10 projetos de educação para a paz que serão desenvolvidos dentro das escolas
23/09/2014O Polo Infância Mundo Melhor, do Instituto Mundo Melhor, localizado em União da Vitória promoveu um encontro presencial. Participaram profissionais da educação de Antônio Olinto, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Matheus do Sul e Cruz Machado. O objetivo do encontro foi consolidar as ações de educação para a paz que serão desenvolvidas dentro das escolas e sanar dúvidas. Já foram entregues 10 projetos das cidades integrantes e todos os envolvidos estão elaborando as suas iniciativas. A reunião aconteceu no dia 17 de setembro.
As professoras que integram o Infância Mundo Melhor estão recebendo treinamento em Educação para a Paz através da parceria com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). De acordo com Nei Alberto Salles Filho, coordenador do NEP, é preciso educar para a paz. “O limite da violência traz alternativas. Olhar para o princípio da cultura de paz nos coloca como protagonistas em processos de não violência. É utopia pensar políticas públicas de enfrentamento da violência e segurança com foco apenas na repressão, pois existe também uma dimensão educacional”. Ele explica que a paz é uma construção diária, pautada na pedagogia da convivência e no resgate de valores.
O próximo encontro já está agendado para o dia 04 de novembro e terá uma experiência nova. Será realizada uma mostra de projetos intersetorial envolvendo e convidando as secretarias de Saúde e Assistência Social, além dos conselhos tutelares, de segurança e vereadores. O Infância Mundo Melhor também prevê conteúdos à distância para as educadoras. Elas têm à disposição uma lista com mais de 90 cursos on-line. Apenas na área de educação, são apresentados 27 temas em aulas com duração de até 8 horas. Além da validação acadêmica pela UEPG e pela União, as docentes do município podem usar o projeto no seu Plano de Carreira.