Audiência Pública discute direitos humanos

Instituto Mundo Melhor contribuiu para a discussão apresentando as salas virtuais para egressos

28/03/2014

Audiência Pública discute direitos humanos

O Instituto Mundo Melhor (IMM) foi convidado a participar da IV Audiência Pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU). O evento aconteceu na última sexta-feira (28), no miniauditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Ponta Grossa. Foram discutidas Educação em Direitos Humanos (EDH), tecnologia e dignidade humana.

A parceria entre o IMM e a SEJU acontece através das salas virtuais para egressos. Os detentos do regime semiaberto reduzem a sua pena em um dia a cada 12 horas de cursos realizados. “É uma forma de elevar a autoestima dessas pessoas e permitir que elas sejam reinseridas na sociedade com condições de voltar ao mercado de trabalho”, frisa Fernanda Matos, assistente social do IMM. São oferecidas 90 opções de cursos na área de educação, administração, empreendedorismo, informática, línguas, saúde e bem-estar através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O Ministério da Justiça, através do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, recomendou que o projeto seja levado para todo o território nacional.

A prevenção da violência é feita através do aprimoramento profissional das professoras da educação infantil. “Estamos fomentando as políticas públicas existentes através do projeto Infância Mundo Melhor que fornece capacitação em educação para a paz. Elas desenvolvem projetos em sala de aula que ensinam as crianças a respeitar as diferenças e gerenciar conflitos”, esclarece a pedagoga do IMM, Érica Lemes. A iniciativa acontece em parceria com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG) e os certificados emitidos podem ser usados no plano de cargos e salários das professoras.

Para Marcio Pauliki, mantenedor do IMM, é fundamental discutir a redução da violência em três eixos. “É importante aumentar o efetivo e realizar o policiamento ostensivo, mas também precisamos criar estratégias para reduzir a violência e mecanismos de reinserção dos ex-detentos na sociedade”, afirma.

Estiveram presentes representantes formais do Comitê de EDH/PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Paraná, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, SESI – Movimento Nós Podemos Paraná, Ministério Público, Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC), entre outras instituições.