Capacitação do Projeto Jovem Mãe reúne 100 profissionais de 21 Municípios

Treinamento realizado pelo Instituto Mundo Melhor e Faculdades Pequeno Príncipe tratou sobre o empoderamento da mulher nas relações familiares, de trabalho e sociais

16/08/2013

Capacitação do Projeto Jovem Mãe reúne 100 profissionais de 21 Municípios

Foi realizado na tarde desta quarta-feira, 15, na Central de Distribuição e Administração do Grupo MM MercadoMóveis, a aplicação do terceiro módulo de treinamento do Projeto Jovem Mãe, do Instituto Mundo Melhor (IMM), com a participação de aproximadamente 100 profissionais das áreas de saúde e assistência social de 21 Municípios envolvidos no atendimento das jovens mães. O treinamento, que teve como tema “Empoderamento da mulher e sua importância no desenvolvimento da família”, é ministrado por professores do Curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba, instituição responsável pela aplicação dos conteúdos e parceiro científico do projeto. “A temática trabalhada mostra como os diversos papéis e ideais da mulher foram sendo construídos ao longo do tempo, mas que ainda há um desiquilíbrio entre os homens e as mulheres na sociedade, e como o contexto atual exige uma retomada e a busca do equilíbrio entre estes diversos papéis”, explicou a diretora geral das Faculdades Pequeno Príncipe, Patricia Forte Rauli, contando ainda que foi trabalhado o empoderamento da mulher nas relações familiares, de trabalho e sociais.

A intenção do treinamento, segundo Patrícia, é fortalecer a identidade da mulher, fazendo com que as jovens mães – através da multiplicação do conteúdo feita pelos profissionais responsáveis pelo atendimento – se reconheçam como mulheres no contexto atual e como podem reforçar as suas relações buscando maior equilíbrio. “Que elas podem dividir responsabilidades, tem direito a salários iguais, dividir as atividades domésticas com os seus parceiros”, exemplificou.

Patrícia destaca ainda a importância do apoio da sociedade para que as jovens mães possam saber da sua responsabilidade como mãe e mulher, mas sem perder a sua condição de menina. “Para poder estudar, ter acesso ao lazer e dividir a maternidade com o seu parceiro ou familiares. É preciso que seja resgatado os momentos desta fase da vida junto com a condição da maternidade”, defendeu.

O treinamento também foi ministrado pela Diretora de Extensão e Coordenadora do Curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe, Luiza Tatiana Forte.

 

PARCERIA – A diretora das Faculdades Pequeno Príncipe define a parceria com o Instituto Mundo Melhor como uma união de “duas missões semelhantes”. “O Complexo Pequeno Príncipe tem como missão o cuidado e a proteção à criança e o adolescente através do ensino, pesquisa, assistência e mobilização social e, o Instituto Mundo Melhor, conflui em suas diretrizes em um dos seus focos de atuação a proteção à juventude. É um feliz encontro porque nos possibilita trazer o conhecimento acumulado pelo Complexo há mais de 100 anos, através das Faculdades Pequeno Príncipe, e o Instituto Mundo Melhor nos dá a estrutura para que tenhamos acesso à população”, destacou Patrícia.

“O Complexo Pequeno Príncipe, através das suas Faculdades, é um parceiro estratégico na capacitação dos profissionais de saúde e assistência social envolvidos com o Projeto Jovem Mãe, pela sua expertise no trabalho com a criança e o adolescente”, ressaltou a coordenadora do projeto, Fernanda Matos.

 

JOVEM MÃE – O Projeto Jovem Mãe realiza na primeira etapa o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade e, na segunda etapa, são realizados encontros periódicos com os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação que estão envolvidos diretamente no acompanhamento das jovens mães. Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o resultado esperado é a multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando as crianças. O objetivo do projeto é promover as jovens mães, através da construção de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

O projeto teve início em 2009 e já atendeu mais de 1.000 jovens. Atualmente, está presente em 21 Municípios: Arapoti; Araucária; Campo Largo; Carambeí; Castro; Colombo; Curitiba; Fernandes Pinheiro; Imbaú; Imbituva; Inácio Martins; Ipiranga; Irati; Palmeira; Ponta Grossa; Rebouças; Reserva; São João do Triunfo; São José dos Pinhais; Telêmaco Borba; e Tibagi. Cerca de 300 jovens mães são atendidas e 100 profissionais estão envolvidos com o projeto.