Foram encaminhados para inserção no mercado de trabalho 1,5 mil jovens durante o ano de 2013
10/04/2014Em 2013, o Instituto Mundo Melhor (IMM) beneficiou 1.540 jovens com capacitação para inserção no mercado de trabalho. Os números foram apresentados pelo presidente José Eli Salamacha (biênio 2012/2013) no relatório de atividades da instituição. Entre os projetos desenvolvidos estão Jovem Mundo Melhor, Reservista Legal, Aprendiz Legal, ACIPG Estágios, Expresso Mundo Melhor e Salas Virtuais Mundo Melhor. São atendidos jovens entre 16 a 20 anos de idade.
Para Marcio Pauliki, mantenedor do IMM, a instituição é apenas um instrumento de capacitação e encaminhamento. “Os adolescentes são encaminhados para inserção no mercado de trabalho através da Lei de Aprendizagem e da Lei de Estágio. Além disso, a pré-capacitação oferece um diferencial competitivo na busca pelo primeiro emprego por conta própria”, explica.
Os treinamentos e capacitações foram realizados através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de encontros presenciais com periodicidade mensal abordando diversas áreas do conhecimento humano. O AVA oferece mais de 90 opções de cursos de Informática, línguas, administração, empreendedorismo, saúde, educação e governança.
A capacitação é oferecida através do trabalho em parceria com a Woli Consultoria, Faculdade União, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), 3° Regimento de Carros de Combate (3º RCC), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), OSCIP Gerar e Fundação Roberto Marinho. Para 2014, a projeção de atendimento nessa faixa etária é de 2 mil jovens.