Camila de Oliveira Taques, da Escola Elo Sagrado, foi a grande vencedora
14/11/2013Na noite de ontem (13), foram conhecidos os ganhadores da Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho em Carambeí. A iniciativa foi realizada pelo Rotary Club de Carambeí em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com o Instituto Mundo Melhor (IMM). Uma prova de conhecimentos gerais foi aplicada aos seis melhores alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das nove escolas do município. A quarta edição da iniciativa na cidade contou com a participação de 54 alunos.
Houve empate entre o 1º e o 2º lugar e entre a 3º e 4º posição. O critério para desempate foi a idade da criança e o tempo de término da prova. Camila de Oliveira Taques, da Escola Elo Sagrado, foi a grande vencedora da Maratona Intelectual. A segunda maior pontuação foi de Eloísa de Rooy, da Escola Evangélica de Carambeí. A estudante da Escola Municipal Tereza Gaertner Seifart, Joanna Crist Bueno, ficou com a terceira colocação. O aluno Cássio Rafael Sziercoski, da Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, ficou em quarto lugar. O Troféu Itinerante Luiz Redogério Bueno Ribeiro está sob a guarda da Escola Evangélica de Carambeí, pois seus representantes obtiveram a maior média.
Marli Menarim, presidente do Rotary Club de Carambeí, ressaltou a importância da iniciativa para os estudantes e os benefícios para os participantes. “É muito bom ver a casa cheia de crianças reunidas por um motivo tão maravilhoso que é o aprender. Sinto-me orgulhosa em fazer parte desse processo de incentivo aos bons alunos”, afirma. Ela frisa que é uma competição para o bem, que enche os pais de orgulho e as escolas de satisfação.
“Eventos como esse nos acalentam o coração”, elogia Ana Vieslawa Kaspchak, secretária municipal de Educação e Cultura. Ela garante que a participação de tantos alunos é uma prova que Carambeí conseguiu driblar os problemas enfrentados pela educação em nível nacional. “As escolas públicas estão competindo no mesmo que a iniciativa privada. Isso atesta a saúde da educação em nosso município”, enfatiza.
O mantenedor do IMM, Marcio Pauliki, salienta que os adultos devem ensinar o caminho certo às crianças. Ele acredita que através da parceria entre a administração pública, a iniciativa provada e a sociedade civil organizada é possível mudar a vida das pessoas. “Nós do IMM representamos as empresas que mantém financeiramente os projetos, mas é o poder público que detém a ferramenta adequada para trabalhar com a população”, concluí.
“Nós somos o que somos porque fomos educados para tal. É no contato com pais, professores, amigos e semelhantes que nos tornamos que somos”, sublinha Alberto Calvet Neto, coordenador da Maratona Intelectual. Ele argumenta que tão importante quanto a premiação é o acompanhamento do desenvolvimento das crianças. “É uma maneira de evitar que elas não se percam e possam explorar todo o seu potencial” diz. Os 15 primeiros colocados serão acompanhados pelo IMM até os 15 anos, quando serão encaminhados aos programas de estágio.
A Maratona Intelectual é realizada há 58 anos pelo Rotary Club de Ponta Grossa e atualmente é realizada em nove municípios da região dos Campos Gerais.