Cerca de 150 alunos realizaram cursos on-line e utilizaram os serviços de lan house
01/11/2013Como parte das capacitações da Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, os alunos do Escola Estadual General Antônio Sampaio, em Uvaranas, realizaram diversos cursos on-line no Expresso de Informática Mundo Melhor. O veículo, equipado com notebooks, TVs LCD e impressoras a lazer, também ofereceu serviços de lan house. Participaram da ação aproximadamente 150 alunos.
O Instituto Mundo Melhor (IMM) é parceiro da Maratona realizada anualmente pelo Rotary Clube de Ponta Grossa. A iniciativa envolve alunos da 4ª série do ensino fundamental. São indicados 75 alunos para receber apoio educacional, acompanhamento social e orientação vocacional. “Nós realizamos o acompanhamento dos indicadores familiares dos alunos até que eles completem 15 anos. A partir dessa idade, eles são inseridos no projeto de capacitação Jovem Mundo Melhor”, explica Fernanda Matos, assistente social do IMM. A parceria teve início em 2011 e tem como objetivo ampliar os resultados da iniciativa.
A primeira etapa da Maratona é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Uma prova de conhecimentos gerais é aplicada aos alunos e aqueles que obtiverem maior pontuação são premiados. Em 2013, a aluna Amanda Laís de Almeida, do Colégio Sagrada Família – sede Centro, obteve a maior nota entre os 250 participantes e ganhou um tablet. A solenidade aconteceu no dia 30 de outubro no Cine-Teatro Ópera.
Alberto Calvet Neto, organizador da Maratona, sublinha a capacidade do evento de estimular os alunos para o estudo e fomentar o ambiente escolar. “Quando você premia os melhores, você faz com que os demais tentem se assemelhar”, explica. Ele acrescenta que a iniciativa valoriza o trabalho dos professores e envolve a família do estudante.
A Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho é realizada desde 1955 com o objetivo de estimular a dedicação aos estudos e promover o aprimoramento intelectual, cultural e social dos alunos. Em 2012, ela começou a ser realizada em nove cidades da região dos Campos Gerais.