IMM participou de encontro para discutir a responsabilidade social empresarial
19/05/2014Representantes do Instituto Mundo Melhor (IMM) e cerca de 50 empresários paranaenses se reuniram para compartilhar experiências na área de cidadania empresarial e discutir ações de sustentabilidade nas organizações. O Encontro de Responsabilidade e Cidadania Empresarial do Paraná aconteceu na última sexta-feira (16), em Curitiba. Foram realizadas discussões, dinâmicas e work café para debater os desafios que a sustentabilidade impõe aos empresários paranaenses e qual o papel de cada no exercício da responsabilidade social.
De acordo com Rodrigo da Rocha Loures, Secretário nacional do Movimento Nós Podemos Paraná, as empresas, por natureza, fazem bem ao mundo. “Os desafios impostos pela saúde, meio ambiente e eliminação da pobreza passam pelo empreendedorismo e pelas formas de organização do trabalho feitas através das empresas. A solução para os grandes e pequenos problemas do planeta ou da localidade em que vivemos passam pelo engajamento, envolvimento e liderança empresarial. É a soma dessas atuações que proporcionam e proporcionaram muito progresso à humanidade”, assinala. Ele frisa que quem produz resultados são os inúmeros colaboradores quando se sentem parceiros da empresa. “A força de uma organização é consequência da qualidade do trabalho dos seus colaboradores”, salienta.
Para Jeroslau Pauliki, presidente do IMM, os desafios impostos pela sustentabilidade e pela responsabilidade social começam pelos colaboradores internos. “Quando os colaboradores chegam começam a sua jornada de trabalho na Lojas MM, eles preenchem um quadro de humor. O departamento de Gestão de Pessoas entra em contato sempre que o colaborador assinala um sentimento negativo para entender o que está acontecendo. Nós descobrimos que crianças cuidando dos irmãos mais novos, adolescentes grávidas e jovens que não conseguiam o seu primeiro emprego por falta de experiência eram os principais problemas enfrentados”, conta. Ele explica que os projetos que surgiram para tentar solucionar ou, pelo menos, amenizar essas situações acabaram originando o IMM. “As iniciativas internas acabaram se expandindo e, ao longo dos seus cinco anos de existência, tomaram proporções muito maiores”, diz.
Atualmente, o IMM atende 31 cidades com nove projetos de fomento às políticas públicas existentes. O trabalho em rede é desenvolvido com o apoio de 110 parceiros.